A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Auteurs-es

  • Kliver Moreira Barros Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.37786

Mots-clés :

Ensino Desenvolvimental, Papel do Professor, Internalização de Conceitos.

Résumé

Este estudo é um recorte dos resultados obtidos durante a realização da pesquisa de mestrado em Educação para Ciências e Matemática do IFG – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. A pesquisa buscou revelar qual o papel do professor na Teoria do Ensino Desenvolvimental para que os alunos consigam se apropriar dos conceitos matemáticos. A turma objeto desta pesquisa é o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada em Caiapônia-GO. Foram aplicadas cinco atividades com embasamento no Ensino Desenvolvimental proposto pelo psicólogo russo Vasili V. Davydov. As aulas aconteceram durante o horário normal das aulas de Matemática na própria sala e no LIE – Laboratório de Informática Educacional pois algumas atividades exigiram o uso do software matemático Geogebra. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram internalizar os conceitos referentes aos cálculos de área e perímetro de figuras planas (quadrado, retângulo e triângulos).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Kliver Moreira Barros, Universidade de Rio Verde - UniRV

Licenciado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - UnU de Iporá; Especialista em Matemática pela Faculdade do Noroeste de Minas - Finom, em Estratégias Gerenciais para o Agronegócio e Docênccia do Ensino Superior pela Universidade de Rio Verde; Mestre em Educação para Ciências e Matmeática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí. Assessor Pedagógico, Coordenador Administrativo e Coordenador de Estágios da Universidade de Rio Verde - Campus Caiapônia.

Duelci Aparecido de Freitas Vaz, IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás, doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-Câmpus de Rio Claro-SP. Atualmente é professor PUC - Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do IFG - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí.

Références

DAVYDOV, V. V. Problemas do Ensino Desenvolvimental - A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. 1988. Disponível em: <http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Davydov%20Texto%20completo%202009%20jun.doc>. Acesso em: 04 de jan. de 2015.

LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. M. da M. VYGOTSKY, LEONTIEV, DAVYDOV – TRÊS APORTES TEÓRICOS PARA A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DIDÁTICA. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação. 2006. Eixo temático: 3. Cultura e práticas escolares. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuais-coautorais/eixo03/Jose%20Carlos%20Libaneo%20e%20Raquel%20A.%20M.%20da%20M.%20Freitas%20-%20Texto.pdf>. Acesso em: 12/jan./2014.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. In: Revista Brasileira de Educação. Set /Out /Nov /Dez 2004, N. 27.

LONGAREZI, Andréa Maturano; FRANCO, Patrícia Lopes Jorge. A. N. Leontiev: a vida e a obra do psicólogo da atividade. In: LOGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na sala de aula. 3. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

PUENTES, Roberto Valdés. LONGAREZI, Andréa Maturano. Escola e Didática Desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da Teoria Histórico-cultural. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, 2012.

SOARES, Fernanda Chaves Cavalcante. O Ensino Desenvolvimental e a aprendizagem de Matemática na primeira fase do Ensino Fundamental. Dissertação (mestrado) – Universidade Católica de Goiás, Mestrado em Educação, 2007.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores: Michael Cole, Vera John-Steiner, Sylvia Scribner, Ellen Souberman. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2016-03-28

Comment citer

BARROS, Kliver Moreira; DE FREITAS VAZ, Duelci Aparecido. A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 12, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i2.37786. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/37786. Acesso em: 9 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres