A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL: INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.37786Mots-clés :
Ensino Desenvolvimental, Papel do Professor, Internalização de Conceitos.Résumé
Este estudo é um recorte dos resultados obtidos durante a realização da pesquisa de mestrado em Educação para Ciências e Matemática do IFG – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí. A pesquisa buscou revelar qual o papel do professor na Teoria do Ensino Desenvolvimental para que os alunos consigam se apropriar dos conceitos matemáticos. A turma objeto desta pesquisa é o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada em Caiapônia-GO. Foram aplicadas cinco atividades com embasamento no Ensino Desenvolvimental proposto pelo psicólogo russo Vasili V. Davydov. As aulas aconteceram durante o horário normal das aulas de Matemática na própria sala e no LIE – Laboratório de Informática Educacional pois algumas atividades exigiram o uso do software matemático Geogebra. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram internalizar os conceitos referentes aos cálculos de área e perímetro de figuras planas (quadrado, retângulo e triângulos).Téléchargements
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