ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA DA UFG
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37192Mots-clés :
Formação, Profissionalização, Trabalho DocenteRésumé
O presente trabalho consiste em uma análise da experiência de formação docente (acadêmica/profissional), de quatro licenciandos, através da realização do estágio supervisionado de licenciatura em Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), campus Goiânia. O estágio foi realizado em 2014 e consistiu em dois semestres letivos subsequentes de atividades teóricas e práticas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), o estágio teve como público alvo as auxiliares educativas dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia, os Cmeis. O objetivo do presente relato é analisar a formação docente dos estagiários, por meio da experiência de elaboração e efetivação de um curso, com carga horária de 60 horas, destinado à formação continuada das auxiliares educativas dos Cmeis. A análise dos aspectos da formação docente, dos estagiários, se fundamentou na reflexão sobre a relação teoria e prática na educação e nos saberes docentes construídos na e sobre a prática; dentre os saberes destacamos os apontados por Saviani como necessários para a formação do professor/educador, que são: o saber atitudinal, o saber crítico-contextual, os saberes específicos, o saber pedagógico e o saber didático-curricular. A metodologia utilizada no estágio e na análise da prática docente foi a pesquisa qualitativa, especificamente a pesquisa-ação, que tem bases empíricas e possibilita compreender e intervir na realidade social. Dentre as questões que se evidenciaram a partir da análise da experiência docente destacam-se a ampliação da formação acadêmica e profissional dos estagiários, por meio do contato com a realidade da educação e suas complexidades como: reflexão da realidade do campo de intervenção; relação professor-aluno; didática de ensino; transposição didática e metodologias de avaliação da aprendizagem. Evidenciou-se também a possibilidade de olhar para o processo de ensinar também como um processo de aprender, através da avaliação da intervenção realizada. Deste modo, apontamos a importância do percurso teórico, dos conhecimentos adquiridos na formação, do contato com a realidade concreta do campo de atuação e também a importância da análise, reflexão e avaliação do processo de formação e prática docente.Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
DASSOLER, Omira Bernadete; LIMA, Denise Maria Soares. A formação e a profissionalização docente: características, ousadia e saberes. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9. 2012. Anais. Caxias do Sul, 2012. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/12_32_33_3171-7137-1-PB.pdf
DIONNE, H. A pesquisa ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber, 2007.
KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96 – Especial, p.797-818, 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, Ano 22, n.74, p.27-42, abr. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a03v2274
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Infâncias e crianças em cena: por uma Política de Educação Infantil para o Município de Goiânia. Prefeitura de Goiânia, 2012.
RAUSCH, Rita Buzzi. Formação do professor reflexivo-pesquisador por meio do estágio na Pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2008, Curitiba. Anais. Curitiba: Champagnat, 2008. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/442_682.pdf.
SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A.; SILVA JUNIOR, C.A. (Orgs.). Formação do Educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.