A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA ORGANIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL [doi] 10.5216/rir.v11i2.36585

Auteurs-es

  • Mary Ellen Fernanda Zanini Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.36585

Mots-clés :

Ensino Fundamental de Nove Anos. Políticas de Ampliação do Ensino Fundamental. Formação de Professores.

Résumé

Esse artigo relata encaminhamentos e resultados de uma pesquisa desenvolvida em ações durante o período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPNV. O objetivo geral concerne em descrever a implantação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Educação de Naviraí/MS sob a perspectiva de professores e dos responsáveis pela Gerência Municipal de Educação. Da análise dos dados, é possível concluirmos que o processo de implementação do ensino de nove anos careceu de uma formação em contexto dos professores o que agravou os problemas e conflitos decorrentes dos desafios postos ao trabalho pedagógico. Contudo, acreditamos com base nos resultados que é preciso criar um movimento que promova uma Pedagogia para Infância e que respeite as especificidades das crianças de 5 e 6 anos, sobretudo, os direitos fundamentais do acesso à ludicidade como forma de exploração dos conteúdos na escola dos anos iniciais.

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Mary Ellen Fernanda Zanini Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professor Assistente e Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' FCT/UNESP. Presidente Prudente/SP.

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Publié-e

2015-12-22

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LOPES, Mary Ellen Fernanda Zanini; CIRÍACO, Klinger Teodoro. A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA ORGANIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL [doi] 10.5216/rir.v11i2.36585. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i2.36585. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/36585. Acesso em: 14 nov. 2024.

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