DESENVOLVIMENTO HUMANO E CINEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DISCIPLINA DE NÚCLEO LIVRE
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.32681Mots-clés :
Ciclo vital, filmes, multidisciplinaridade, processos grupais.Résumé
O desenvolvimento humano pode ser concebido e estudado sob diversidade teórica e metodológica, especialmente no meio universitário, no qual diálogos multiprofissionais e interdisciplinares favorecem a ampliação da visão de homem e de mundo do estudante. Este trabalho visa relatar experiência tida em universidade pública federal, de atividades pedagógicas vinculadas à Disciplina “Desenvolvimento humano e Cinema”, oferecida por curso de Psicologia a público universitário diversificado (Núcleo Livre/NL). O NL fundamentava-se em teorias psicodinâmicas sobre o desenvolvimento humano e utilizava da técnica de grupos operativos focados em processos de aprendizagem. O trabalho foi coordenado por um professor adjunto, psicólogo, e contava com equipe executora composta por duas estagiárias (9º período), duas estudantes voluntárias (uma de 3º período e outra, de 7º), todos vinculados a um curso de Psicologia. Trinta estudantes de diferentes cursos de graduação (Enfermagem, Biologia, Fisioterapia, Direito, Psicologia, Pedagogia e Letras) se matricularam e participaram das atividades, desenvolvidas em miniauditório integrado a um serviço-escola de Psicologia. O material utilizado constituiu-se de uma TV de 32 polegadas, um aparelho DVD, e de 12 filmes comerciais, que exploravam desde a constituição familiar e a fecundação, até a velhice e a morte. Durante o primeiro semestre letivo de 2014, 16 encontros semanais, de quatro horas de duração cada, foram realizados. A somatória dos filmes, da fundamentação psicodinâmica e do formato de grupo operativo instigou construção de aprendizados coletivos. Experiências cotidianas e vitais dos estudantes puderam ser compartilhadas ludicamente e solidificaram avaliações processuais de caráter positivo.
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