CONCEPÇÕES DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORMOSA (GO) SOBRE O ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

Auteurs-es

  • Rafael Gonçalves Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Formosa
  • Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Formosa

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.28667

Mots-clés :

Educação. Ensino de Ciências. Estratégias didáticas. Alunos.

Résumé

O objetivo deste estudo foi o de investigar as percepções sobre o ensino da disciplina de Ciências Naturais de setenta e cinco discentes matriculados em quatro estabelecimentos de ensino de Formosa-GO, dois municipais e dois estaduais. Os pontos investigados foram o nível de dificuldade atribuído a essa disciplina e estratégias didáticas utilizadas pelo professor para a aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento do trabalho pautou-se nos princípios da metodologia de pesquisa quali-quantitativa. Para sondar as ideias dos discentes aplicou-se um questionário com perguntas abertas. Os dados obtidos por meio das perguntas foram analisados a partir das técnicas da estatística descritiva e da análise de conteúdo. No que tange à visão acerca da disciplina de Ciências, a maioria dos pesquisados disciplina de Ciências tem um grau de dificuldade mediano, relataram que os fatores que mais influenciam para o interesse são os conteúdos e a maneira pela qual são apresentados aos discentes, como uso de vídeos e experiência, e, por fim, afirmaram que a quantidade excessiva de textos e atividades sem maiores esclarecimentos e participação são fatores que contribuem para o desinteresse nas aulas de Ciências.

DOI: 10.5216/rir.v1i16.28667

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Références

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Publié-e

2014-04-22

Comment citer

BEZERRA, Rafael Gonçalves; NASCIMENTO, Lucy Mirian Campos Tavares. CONCEPÇÕES DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORMOSA (GO) SOBRE O ENSINO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 10, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rir.v1i16.28667. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/28667. Acesso em: 3 févr. 2025.

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Artigos Livres