O PLANO DE ESTUDO NA ARTICULAÇÃO ENTRE OS TEMPOS E ESPAÇOS DA FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA

Auteurs-es

  • Érica Ferreira Melo Universidade Federal de Viçosa
  • Lourdes Helena da Silva

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.25478

Mots-clés :

Plano de Estudo, Pedagogia da Alternância, Instrumentos Pedagógicos da Alternância.

Résumé

Nos últimos anos, no âmbito do movimento da Educação do Campo, tem ocorrido uma ampliação dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs). No desenvolvimento de sua proposta pedagógica, os CEFFAs utilizam diversos instrumentos pedagógicos, visando articular os diferentes tempos e espaços que constituem o processo de formação. Dentre eles, o Plano de Estudo se destaca como instrumento central na proposta de integrar as aprendizagens do jovem no ambiente familiar e no ambiente escolar. Apesar desta centralidade, ainda são poucos os trabalhos que analisam este instrumento da Pedagogia da Alternância. Neste sentido, apesar da expansão da Alternância em nossa sociedade, ainda existem questões que precisam ser respondidas: Em que consiste o PE? Quais suas etapas? Quais processos encontram-se envolvidos na sua execução? Na busca de responder essas questões, o presente trabalho tem como objetivo descrever as etapas do PE no cotidiano de um CEFFA, especificamente na Escola Família Agrícola Paulo Freire, analisando o seu processo de construção no cotidiano da Escola e das famílias, de maneira a identificar limites e possibilidades deste instrumento na formação dos jovens do campo.

DOI: 10.5216/rir.v1i16.25478

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Érica Ferreira Melo, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2008). Especialização em Educação Infantil, pela UFG (2010). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2013). Atuou com pesquisadora do Observatório da Educação do Campo - UFV/ UEMG/ UFV.

Références

ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por Uma Educação do Campo. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 214 p

BEGNAMI, João Batista. Formação pedagógica de monitores das escolas famílias agrícolas e alternâncias: Um Estudo Intensivo dos Processos Formativos de cinco Monitores. 2003. 319 f. Dissertação (Mestrado internacional em ciências da Educação). Universidade Nova de Lisboa-Portugal - Universidade François Rabelais de Tours-França, 2003.

GIMONET, Jean Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Trad: Thierryde Burghgrave. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. 168p.

MENEZES, Raquel Reis. Novo paradigma educativo e práticas pedagógicas das EFAS: análise de planos de estudos inovadores em relação aos sete saberes da educação do futuro do Morin. 2003. 187 f. Dissertação (Mestrado internacional em ciências da Educação). Universidade Nova de Lisboa-Portugal - Universidade François Rabelais de Tours-França, 2003.

PEREIRA, Cenira Peres da Silva. Plano de Estudo: Instrumento pedagógico utilizado na Pedagogia da Alternância. 2002. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Universidade Federal de Viçosa, MG, 2002.

PETTENON, Cristina. Vial; TEIXEIRA, Edval. Sebastião. A colocação em comum como instrumento da pedagogia da alternância: um estudo com monitores e jovens em CFRS do sul do Brasil. In: I Seminário Sobre Educação e Desenvolvimento: Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Sustentável, 2007, Pato Branco. Anais... Pato Branco, PR: UTFPR, 2007, p. 01-16.

SILVA, Lourdes Helena. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa: UFV, 2003. p. 266.

___. Centros familiares de formação por alternância: avanços e perspectivas na construção da educação do campo. Cadernos de Pesquisa Pensamento Educacional, v. 8, p.270-290, jul./dez. 2009.

SILVA, Lourdes Helena; QUEIROZ, João Batista Pereira de. Alternância: concepções e práticas no Brasil. In: Lucia Helena Correa Lenzi; Denise Cord. (Org.). Formação de educadores (as) em EJA no campo: compartilhando saberes. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2007, p. 94-110.

Téléchargements

Publié-e

2014-04-22

Comment citer

MELO, Érica Ferreira; DA SILVA, Lourdes Helena. O PLANO DE ESTUDO NA ARTICULAÇÃO ENTRE OS TEMPOS E ESPAÇOS DA FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 10, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rir.v1i16.25478. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/25478. Acesso em: 3 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres