O PLANO DE ESTUDO NA ARTICULAÇÃO ENTRE OS TEMPOS E ESPAÇOS DA FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.25478Mots-clés :
Plano de Estudo, Pedagogia da Alternância, Instrumentos Pedagógicos da Alternância.Résumé
Nos últimos anos, no âmbito do movimento da Educação do Campo, tem ocorrido uma ampliação dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs). No desenvolvimento de sua proposta pedagógica, os CEFFAs utilizam diversos instrumentos pedagógicos, visando articular os diferentes tempos e espaços que constituem o processo de formação. Dentre eles, o Plano de Estudo se destaca como instrumento central na proposta de integrar as aprendizagens do jovem no ambiente familiar e no ambiente escolar. Apesar desta centralidade, ainda são poucos os trabalhos que analisam este instrumento da Pedagogia da Alternância. Neste sentido, apesar da expansão da Alternância em nossa sociedade, ainda existem questões que precisam ser respondidas: Em que consiste o PE? Quais suas etapas? Quais processos encontram-se envolvidos na sua execução? Na busca de responder essas questões, o presente trabalho tem como objetivo descrever as etapas do PE no cotidiano de um CEFFA, especificamente na Escola Família Agrícola Paulo Freire, analisando o seu processo de construção no cotidiano da Escola e das famílias, de maneira a identificar limites e possibilidades deste instrumento na formação dos jovens do campo.
DOI: 10.5216/rir.v1i16.25478
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