REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

Auteurs-es

  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline de Souza Caramês Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Aita Ivo Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.24674

Mots-clés :

Educação Física, Licenciatura, Formação de Professores

Résumé

Esta investigação objetivou realizar reflexões sobre a formação de professores no âmbito da Educação Física - Licenciatura. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque bibliográfico com abordagem qualitativa tendo como interpretação das informações uma análise documental. Ao analisarmos alguns autores: Krug, Marques, Ilha, Ivo, Marcelo Garcia, Teixeira, Nagle, Steinhilber, Lima, Nascimento, Carreiro da Costa, Saviani, Darido, Nóvoa, Luckesi, Freire e Telles, passamos a refletir sobre a prática e a linguagem, observando divergências entre os mesmos. Nossas observações mostraram perspectivas diferentes: um primeiro grupo aborda a formação como uma caça aos incompetentes; um segundo grupo como uma busca de excelência pela organização escolar como um todo e ainda outros através de objetivos, critérios, reformulação e objetivos. Verificamos que os métodos utilizados por alguns autores estão ainda fortemente presentes na escola, devido a uma corrente positivista, que ainda se encontra presente nos cursos de Educação Física - Licenciatura, como conseqüência da formação adquirida pelos docentes, que ocorreu num tempo onde a cultura física era fortemente predominante. Concluímos que a formação de professores em Educação Física - Licenciatura só tem sentido se for acompanhada por uma mudança de atitudes, por uma concepção diferente da formação hegemônica atual, isto é, a formação tecnicista.

 Palavras-chave: Educação Física. Licenciatura. Formação de professores.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física; Especialista em Educação Física Escolar; Mestrando em Educação Física. 

Aline de Souza Caramês, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física; Especialista em Educação Física Escolar; Mestranda em Educação Física.

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Bolsista da FAPERGS Recém Doutor na Universidade Federal de Santa Maria

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM), Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da UFSM, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFSM, Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM

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Publié-e

2013-08-03

Comment citer

TELLES, Cassiano; CARAMÊS, Aline de Souza; IVO, Andressa Aita; KRUG, Hugo Norberto. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.24674. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/24674. Acesso em: 3 févr. 2025.

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