A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PERSPECTIVAS E MÉTODOS
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.24420Mots-clés :
avaliação, educação infantil, aprendizagemRésumé
RESUMO: Há algum tempo pode se observar que a Educação Infantil tem deixado de ser apenas assistencialista para focar também na aprendizagem e no desenvolvimento da criança se valendo do tripé: educar, brincar e cuidar. Assim surge a necessidade de se conhecer várias formas de avaliar e consequentemente as mais utilizadas para essa faixa etária. O presente trabalho objetivou conhecer melhor o desenvolvimento das habilidades necessárias à atividade de avaliar na educação infantil justificando-se pela urgente exigência de se pesquisar a melhor forma de avaliar na Educação Infantil e também nas diversas categorias de ensino. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica realizada por meio de busca eletrônica, literaturas impressas, jornais e revistas que tratam especificamente do tema. Como resultados, observa-se por meio das obras pesquisadas que a avaliação na educação infantil, embora a consciência sobre sua necessidade esteja crescendo, ainda se encontra obscura, pois muitos profissionais ainda não estão aderindo a esta necessidade urgente. O mesmo mostra também que há uma necessidade eminente de mudança no que tange a avaliação nos diversos aspectos, porém ainda há muito que pesquisar e estudar para que o processo ensino aprendizagem se adéque à realidade da criança de hoje principalmente quando se fala em avaliação. Conclui-se que, no quesito formativo, as instituições de ensino possuem grande responsabilidade na formação dos futuros profissionais, mostrando-lhes já na academia, que as formas educativa e avaliativa necessitam de mudanças, pois assim como todos os outros seres, a criança também se encontra em constante estado de evolução.
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