MATERIAL CONCRETO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.24344Mots-clés :
Matemática, Ensino-aprendizagem, Material Concreto.Résumé
O presente trabalho traz reflexões sobre a importância da correta utilização do material concreto para o ensino de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando algumas contribuições para o professor quanto a sua aplicabilidade, de forma que ocorra uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos em sala de aula. O material concreto desenvolve o raciocínio do aluno estimulando o pensamento lógico matemático, na construção de esquemas conceituais dando contornos e significados. È por meio dessas interações com o meio físico e social, que a criança constrói seu conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em teóricos embrenhados na temática tais como FREIRE, D’AMBRÓSIO, PAIS, MICOTTI, e outros, documentos oficiais do governo como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), com a finalidade de investigar e compreender de que forma o uso dos materiais concretos manipuláveis, podem intervir no processo de ensino aprendizagem da matemática, tendo em vista que estes proporcionam aos alunos maior interesse e cuidados por parte do professor durante a utilização destes. Constatou-se que os materiais concretos devem servir como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/conhecimento no momento em que um saber está sendo construído e que as relações matemáticas não estão no objeto em si, elas podem formar na cabeça da criança, cujos conhecimentos matemáticos transformam-se em componentes significativos de conhecimento do mundo real, desde que o material seja bem utilizado e instrumentalizado pelo professor. Espera-se também que essas reflexões contribuam para o processo de formação continuada dos professores, na intenção de potencializar discussões e vivências que possibilitem novas práticas pedagógicas em sala de aula visando qualificar o ensino de matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções, possibilitando utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. Faz-se neste um breve levantamento de alguns aspectos que nortearão a discussão no desenvolvimento do texto.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.