O IDEB NA REDE ESTADUAL: RESULTADOS, PERSPECTIVAS E COMPARAÇÕES ENTRE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE JATAÍ

Auteurs-es

  • Elenilson de Vargas Fortes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.23343

Mots-clés :

Educação. Ideb. Plano Nacional de Educação. Escola. Ensino.

Résumé

Este artigo analisou e investigou duas Escolas Estaduais no município de Jataí/GO, denominadas, Escola B e Escola H, que ofertam pelo menos até o 9° ano do Ensino Fundamental. O fator determinante nesta pesquisa, que motivou esta investigação, foi o desempenho dessas escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos de 2005, 2007, 2009, e 2011. Foi observado que a Escola H teve desempenho extremamente superior, se comparado a Escola B, em média, 99,2% superior, contabilizado nos quatro últimos resultados no Ideb. Desta forma, com o intuito de encontrar quais os motivos que levaram estas escolas a possuírem discrepâncias tão elevadas neste índice, foram investigados os seguintes itens: infraestruturas, corpo docente, desempenho em testes padronizados, evasão, repetência, Projeto Político Pedagógico (PPP), níveis de satisfação no trabalho e projetos educativos. Por meio da coleta de dados, através de entrevistas e questionários, ficou constatado que a melhor performance da Escola H no Ideb se deve basicamente por possuir melhor desempenho nos itens citados.

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Biographie de l'auteur-e

Elenilson de Vargas Fortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Elenilson de Vargas Fortes, Mestre em matemática pela Universidade de Brasília e professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológco do Instituto Federal de Educação, Ciência e TEcnologia de Goiás (IFG).

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Publié-e

2013-08-03

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DE VARGAS FORTES, Elenilson. O IDEB NA REDE ESTADUAL: RESULTADOS, PERSPECTIVAS E COMPARAÇÕES ENTRE DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE JATAÍ. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.23343. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/23343. Acesso em: 3 févr. 2025.

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