DIAGNOSTICO DA EDUCACAO AMBIENTAL E GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.22487Mots-clés :
termo 1 Educação Ambiental, termo 2 Meio Ambiente, termo 3 Ensino de GeografiaRésumé
O objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de conhecimento dos alunos sobre Educação Ambiental (EA), no Colégio Estadual José Feliciano Ferreira e imediações, em Jataí-GO, analisando a integração entre as questões ambientais no processo de ensino, nas aulas de geografia. A pesquisa foi desenvolvida com a turma do 3º ano do 6º período C, do ensino médio noturno. O embasamento teórico da pesquisa discute sobre a EA, com a finalidade de compreender como surgiu a EA. Sendo assim, as primeiras conferências mundiais iniciaram durante a década de 70, para propor medidas e orientar a humanidades, a resolver os problemas ambientais, consequentes das explorações dos recursos naturais e destruição do meio ambiente. Essa pesquisa teve como método qualitativo, onde procurou descobrir por meio de observações, se o ambiente escolar inclui a EA nas aulas de Geografia. Analisando os dados por meio dos questionários percebe-se que os alunos possuem um conhecimento sobre EA. Em razão disso, para 8 alunos é uma forma de conscientização, 7 alunos afirmaram que ensina a cuidar do meio ambiente e 2 alunos apontaram que é manter o ambiente limpo. Em relação à prática de EA com a Geografia, 7 alunos responderam que sim, 7 alunos não e 3 alunos não soube responder. A EA pode servir como um instrumento para provocar mudanças nos alunos, em relação aos hábitos e assumir novas atitudes. Porém, deve ser lembrado que é um processo permanente. A EA necessita de tempo, para obter melhores resultados em relação à mudança de atitudes diante das questões ambientais. Para isso, a EA tem que ser trabalhada em todos os níveis de ensino, contribuindo para formação de alunos que se preocupa com a preservação do meio ambiente.
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