INSERÇÃO LABORAL DE JOVENS: REPERCUSSÕES DO COTIDIANO FAMILIAR E ESCOLAR

Auteurs-es

  • Marcos Antonio Batista da Silva FACULDADE NOSSA CIDADE

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v1i10.1159

Mots-clés :

jovem, mundo do trabalho, escola, família.

Résumé

O artigo propõe-se a refletir sobre a categoria juventude e as repercussões da prática familiar e escolar, na escolha de trabalho de jovens e inserção laboral. Toma como principio que a categoria juventude é uma construção social, num contexto de diversidades socioculturais. Qualquer reflexão acerca dos espaços de convivência dos jovens se defronta com o debate sobre as contradições inerentes às questões sociais que se encontram circunscritas no bojo do modelo econômico e social adotado pelo Brasil. Participaram desta pesquisa qualitativa 50 Jovens do 3º ano do Ensino Médio, de escola pública de Carapicuíba - SP. Brasil, de ambos os sexos e faixa etária entre 17 e 20 anos. A coleta de dados incluiu questionário, entrevista e a técnica de grupo focal. A análise deste estudo mostrou que é importante olhar a escola como uma instituição que reproduz as mazelas sociais, mas também transforma essas mazelas e cria condições de mudança para o sujeito, como a vêem Freire e Gramsci. Apreende a família como espaço privilegiado para a formação dos valores essenciais à convivência no momento que o jovem está construindo sua identidade tanto pessoal como vocacional.

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Biographie de l'auteur-e

Marcos Antonio Batista da Silva, FACULDADE NOSSA CIDADE

Mestre em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO, possui pós – graduação Lato Sensu em Administração, Didática do Ensino Superior e Psicopedagogia, possui graduação em Administração de Empresas e Psicologia. Atualmente é Professor Universitário, do curso de Administração Letras e Gestão de RH da Faculdade Nossa Cidade, Carapicuíba, SP. Pesquisador colaborador do Centro Universitário FIEO, atualmente pesquisa as relações da juventude e trabalho, abordando expectativas do primeiro emprego, avaliações e idéias incorporadas por jovens do ensino médio de escola pública, considerando a participação da escola, da família e de outras instituições e sujeitos mobilizadores da esfera pública, da esfera da exclusão sócia e da própria percepção do jovem. Aluno Especial do programa de Pós-Graduação da USP- Psicologia Social e do Trabalho. Participante do Grupo de Estudos GETESE-da Faculdade de Educação USP- Sociologia da Educação.Com recentes artigos publicados em anais de congressos: “A percepção do adolescente sobre a influência da família na escolha profissional”. In: XV Jornadas de Pesquisa e Sexto Encontro de Pesquisadores do MERCOSUL, 2010, Buenos Aires. “Convivência familiar e escolha profissional de jovens”. In: III Congresso de Psicologia Ciência e Profissão, 2010, SP. “Juventude e trabalho: oportunidades ou escolhas?” In: III Congresso de Psicologia Ciência e Profissão, 2010, SP e 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia.

Publié-e

2012-09-26

Comment citer

BATISTA DA SILVA, Marcos Antonio. INSERÇÃO LABORAL DE JOVENS: REPERCUSSÕES DO COTIDIANO FAMILIAR E ESCOLAR. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 7, n. 2, p. DOI 10.5216/rir.v1i10.1159, 2012. DOI: 10.5216/rir.v1i10.1159. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20448. Acesso em: 3 févr. 2025.

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