PRÁTICA FAMILIAR E ESCOLAR NA ESCOLHA DO TRABALHO DO JOVEM
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v1i10.1158Mots-clés :
jovem, mundo do trabalho, escola, família.Résumé
Este estudo é o resultado de uma pesquisa que aprofundou a discussão sobre a categoria juventude e as repercussões da prática familiar e escolar, na escolha do trabalho dos jovens e inserção laboral. O desenvolvimento deste estudo foi norteado pelo referencial teórico sócio-histórico. A pesquisa contou com 50 jovens participantes de ambos os sexos, com idade entre 17 e 20 anos, estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de escola pública, no município de Carapicuíba, SP, em busca do primeiro emprego. Para coletar as informações na escola dos participantes, utilizamos questionários e a técnica de grupo focal, além da nossa vivência com essa temática. A pesquisa teve duração de um ano, e seus resultados atendem às exigências para a obtenção do Mestrado em Psicologia Educacional. Como conclusão, inferimos que os resultados sinalizaram para a necessidade do fortalecimento da autoestima do jovem, para a necessidade de a escola assumir o propósito de prepará-lo para o mundo do trabalho, compreendendo o seu entorno social. Observamos ainda que a família, além de garantir sobrevivência e estabilidade emocional, necessita dar condições para o jovem fazer suas escolhas. Contudo, os jovens, apesar de estarem inseridos em uma sociedade que vive uma crise no mercado de trabalho com desemprego e falta de capacitação, valorizam o trabalho, seja para realização pessoal, fonte de renda, meio de ganhar independência ou como contribuição social. No que tange à inserção no mercado de trabalho, creditam como dificuldades a falta de experiência e capacitação inadequada frente às novas dinâmicas do trabalho.
Palavras- chave: jovem; mundo do trabalho; escola; famíliaTéléchargements
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