“FESSORA, NÃO TEM INTERNET, NÃO?”- O USO DO COMPUTADOR, SEM INTERNET, COMO UM RECURSO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.

Auteurs-es

  • Angelita Duarte Silva Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás e professora de português, inglês e libras do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.
  • Eliane Carolina Oliveira Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG e Professora Adjunto 2 da Faculdade de Letras da UFG

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v1i10.1162

Mots-clés :

Computador e educação, sociointeracionismo e aprendizagem de língua estrangeira

Résumé

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Pós-Graduação Lato Sensu que tem como tópico o uso do computador em aulas de língua estrangeira – inglês – na rede oficial de ensino de Goiás. Para realizar a investigação, foi conduzido um estudo de caso com um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, cujo objetivo foi verificar as possibilidades de uso do computador como um recurso no ensino da língua inglesa sem, necessariamente, estar interligado à internet. Este trabalho está embasado teoricamente em autores como Vygotsky (1998, 2001), do qual utilizamos a teoria sociointeracionista e, em relação ao uso do computador no ensino, buscamos apoio em autores como Moran (1995), Masetto (2000), Behrens (2000), Paiva (2008), entre outros. Os resultados apontam que, de fato, não só podemos realizar um bom trabalho utilizando o computador mesmo sem o uso da internet durante as aulas, como também oportunizar aos alunos o contato com esse recurso e motivá-los a aprender a língua inglesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Angelita Duarte Silva, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás e professora de português, inglês e libras do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Professora de Inglês, Libras e Português do Instituto Federal Goiano - campus Urutaí e Mestranda em Linguística na Universidade Federal de Goiás.

Eliane Carolina Oliveira, Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG e Professora Adjunto 2 da Faculdade de Letras da UFG

Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG e Professora Adjunto 2 da Faculdade de Letras da UFG

Téléchargements

Publié-e

2011-08-17

Comment citer

SILVA, Angelita Duarte; OLIVEIRA, Eliane Carolina. “FESSORA, NÃO TEM INTERNET, NÃO?”- O USO DO COMPUTADOR, SEM INTERNET, COMO UM RECURSO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 7, n. 2, p. DOI 10.5216/rir.v1i10.1162, 2011. DOI: 10.5216/rir.v1i10.1162. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20431. Acesso em: 19 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres