FORMAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO DE GRADUAÇÃO

Auteurs-es

  • Simone Alexandre Martins Corbiniano Universidade Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v2i7.976

Mots-clés :

Educação, formação profissional, formação humana.

Résumé

Resumo

 O ensino na universidade tem enfatizado cada vez mais em seus currículos as necessidades do mercado de trabalho e do desenvolvimento econômico e tecnológico. Contudo, é preciso empenhar-se no diálogo acerca da formação do cidadão e, em especial, do educador valorizando os nexos que constituem essa formação como processo mais amplo, não restrito à formação profissional. Ao situar a questão da formação na atualidade, cabe lembrar o sentido humano, cultural e histórico que a instituição universitária logra na sociedade. Decorrente desse sentido, o ensino de graduação deve voltar-se não somente ao desenvolvimento de habilidades que possibilitem às pessoas participarem da dimensão econômica da sociedade, mas, sobretudo, à formação comprometida com a busca do saber, a criação e a crítica. Esses princípios são indispensáveis à formação dos sujeitos em sua totalidade humana.

 

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Biographie de l'auteur-e

Simone Alexandre Martins Corbiniano, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Educação/ Filosofia da Educação e Fundamentos Filosófico e Sócio-Históricos da Educação

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Publié-e

2010-03-26

Comment citer

CORBINIANO, Simone Alexandre Martins. FORMAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO DE GRADUAÇÃO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 5, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/rir.v2i7.976. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20392. Acesso em: 14 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Livres