Letramento social nas atividades de leitura e interpretação de textos do caderno aprender+
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v19i3.75574Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar a (não) ocorrência da prática de letramento social nas atividades de leitura e interpretação de textos escritos apresentados pelo ‘Caderno de Atividades Aprender+ Língua Portuguesa’ do Ensino Fundamental – Anos Finais, bem como verificar o trabalho realizado com novos letramentos da mídia/Internet. O estudo é justificável pelo fato de sabermos que a escola é considerada a maior agência de letramento, além de ter como uma de suas funções desenvolver no aluno capacidades de leitura e escrita que possam ir além do simples ato de codificar e decodificar uma mensagem. Por trabalhar com uma amplitude de gêneros com finalidade escolar, esse tipo de letramento acaba sendo supervalorizado, sobrepondo-se ao letramento social, que é pouco ou nada trabalhado em sala. A geração e análise dos dados teve como base a metodologia interpretativista, ancorada nos princípios da Linguística Aplicada. Os dados revelaram pouca variabilidade dos letramentos sociais e de mídia/internet em comparação com outros letramentos. É relevante pontuar que os gêneros no material são abordados dentro de uma perspectiva mais formal, enfatizando o uso da linguagem, finalidade do gênero, forma composicional, aspectos de situação comunicativa e função social, favorecendo pouco a habilidade de lidar com os gêneros em uma situação de uso concreto, ficando distante do conhecimento de usar a letra em determinada situação social, afastando o aluno do desenvolvimento do letramento crítico e tornando-o um mero identificador e reprodutor de letramentos escolares.Descargas
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Publicado
2023-08-10
Cómo citar
DA SILVA, Silvio Ribeiro; LOPES BENASSI, Fabiana. Letramento social nas atividades de leitura e interpretação de textos do caderno aprender+. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 19, n. 3, p. 1–18, 2023. DOI: 10.69843/rir.v19i3.75574. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/75574. Acesso em: 9 nov. 2024.
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