Materialismo histórico-dialético e consciência

fundamentações teóricas de Marx e Engels sobre o método

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i4.70598

Resumen

Historicamente, os homens têm se ocupado da produção do conhecimento e, ao mesmo tempo, questionado sobre a essência que o orienta e sustenta, isto é, a consciência de que o método está assentado no idealismo e em suas variantes – platônico, alemão, transcendental, hegeliano –, ou no materialismo em suas diferentes concepções – ingênuo, espontâneo, mecanicista, vulgar e histórico-dialético. O objeto de nossa exposição diz respeito ao materialismo dialético e para que possamos melhor apreendê-lo tomamos por referência os escritos de Karl Marx e Friedrich Engels, nos quais o método é apresentado com uma maior riqueza de detalhes. Buscamos estabelecer uma relação entre o método, que parte do mundo real e das relações de trabalho dos homens com a consciência, também construída a partir desse mundo e de suas relações, constituindo tanto a sua expressão quanto a sua representação. O objetivo do presente trabalho é evidenciar a fundamentação marxiana e, mais especificamente, o materialismo histórico-dialético, na medida em que podem servir como referenciais teóricos e metodológicos de significativa importância para as pesquisas empreendidas em diversas áreas do conhecimento. Consideramos que importância do método materialista histórico-dialético se encontra em sua aplicabilidade de análise, intepretação e síntese da produção da vida material, da produção da vida social e de suas respectivas relações, bem como enquanto ciência, na medida em que disponibiliza um conjunto de regras/leis gerais para que as ações dos homens possam ser orientadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávio Reis dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, Brasil, reisdossantos.flavio@gmail.com

Pós-Doutor em Educação Rural pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Goiás (PPGGC/UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG). Consultor Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Avaliação Quadrienal de Permanência. Membro do Comitê de Avaliação de Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Membro do Banco de Avaliadores Especialistas do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE/GO). Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual de Goiás (CIP/UEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar da Universidade Federal de São Calos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/HISTEDBR/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/GEPEC/UEG).

Publicado

2021-10-29

Cómo citar

REIS DOS SANTOS, Flávio. Materialismo histórico-dialético e consciência: fundamentações teóricas de Marx e Engels sobre o método. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 4, p. 01–12, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i4.70598. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/70598. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres