Psicomotricidade relacional: estratégia de intervenção pedagógica na educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v16i3.60420Resumen
Entrelaçar na pesquisa uma estratégia de intervenção pedagógica que seja capaz de apresentar influências na Educação Infantil e no Ensino Superior foi o mote do artigo. O objetivo da proposta foi apresentar uma estratégia pedagógica que potencializa o processo de aprendizagem e de desenvolvimento humano. A Psicomotricidade Relacional (PR) foi o mecanismo de intervenção nas pesquisas com crianças e estudantes de graduação, ambos no extremo Sul do Brasil. As sessões de PR na Educação Infantil e no curso de Licenciatura em Educação Física foram a tríade encontrada para construir pesquisas com as crianças e os adultos. O olhar por meio da teoria bioecológica apontam, na análise de dados, que as sessões de PR potencializam a imaginação, o faz de conta, a inventividade, a ludicidade, as relações, a organização, o planejamento, a reflexão, aspectos inerentes ao processo de aprendizagem e de desenvolvimento biopsicossocial. Portanto, trata-se de uma disciplina potente a ser ministrada no espaço do Ensino Superior para que o professor possa fazer uso desta no processo pedagógico no âmbito escolar, especialmente na Educação Infantil.
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