O resgate da categoria ideologia em györgy lukács em fomento à reivindicação práxica das teorias críticas da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.59322

Resumen

Da necessidade de se ater ao caminho traçado pelas teorias críticas da educação, ao valerem-se das ideias propostas por uma série de teóricos estudiosos do pensamento de Marx, pode ser apreendida a objetivação do presente estudo. Para tanto busca tornar evidente, a partir da concepção de escola conjecturada por este teórico, a singularidade concebida à exposição da categoria ideologia, alvo de aprofundamento por grande parte de seus sucessores, como é o caso de Lukács, mote do presente arrazoado. O húngaro avança no sentido de conceber reconhecimento à ideologia enquanto campo fértil ao desenvolvimento dos interesses sociais coletivos, comuns e universais. O esforço de síntese do estudo enfatiza como se torna possível, a partir do avanço propiciado por Lukács para com a categoria ideologia, não limitá-la tão somente à ação teleológica laborativa, mas avançar a partir da dupla possibilidade calcada no âmbito da ação teleológica extra-laborativa. Conclui, por conseguinte, trazendo à tona a ideia de que a partir do sentido extra-laborativo a ação teleológica pode ser compreendida enquanto princípio educativo. Desta forma, ao pressupor a negação de uma ideologia hegemônica, tanto no que concerne a realidade material, quanto no campo da consciência, conjectura-se sua substituição por outra atinente à transformação da realidade material.

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Biografía del autor/a

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Federal de Jataí

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (PPGE/UFG-REJ). Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (UEG/ESEFFEGO). Integrante do Corpo e Mente: grupo de estudo/pesquisa sobre formação e intervenção profissional em Educação Física.

Publicado

2020-04-04

Cómo citar

MAIA, Júlio César Apolinário. O resgate da categoria ideologia em györgy lukács em fomento à reivindicação práxica das teorias críticas da educação. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 16, n. 2, p. 01–14, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.59322. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/59322. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres