Implementando as políticas públicas educacionais no amazonas: os planos municipais de educação no contexto da inclusão

Autores/as

  • Cátia de Lemos UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Maria Almerinda de Souza Matos UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Claudenilson Pereira Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.57139

Resumen

RESUMO

Este artigo se refere a um estudo bibliográfico e documental acerca dos Planos Municipais de Educação do Amazonas. A pesquisa visou conhecer os subsídios teóricos que norteiam as políticas educacionais com um aprofundamento nos planos atuais de educação nas três esferas governamentais no que se refere a compromissos com a educação inclusiva. Na literatura de Hoofling (2001), Mészaros (2005), Libâneo (2006), entre outros, foi possível encontrar alguns aspectos consonantes/dissonantes que conferiram o aporte teórico no que é concernente à aquisição do Direito à Educação para o segmento das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação4. Para atingir o objetivo proposto optou-se por uma pesquisa qualitativa com enfoque dialético, por considerar as políticas públicas educacionais de inclusão, quando efetivadas, um instrumento de transformação social da condição de excluídos à protagonistas das próprias histórias. Contudo, é um convite ao debate para desvendar se, na tentativa de contemplar parte das necessidades apresentadas pelo público-alvo em questão, os Planos Municipais pesquisados estão negligenciando o devido cumprimento dos princípios assegurados pela Educação Inclusiva no Estado do Amazonas.

Palavras-chave: Políticas de inclusão. Plano Nacional de Educação. Planos Municipais de Educação.

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Biografía del autor/a

Cátia de Lemos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

 

 

Claudenilson Pereira Batista, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

 

Publicado

2019-05-26

Cómo citar

DE LEMOS, Cátia; MATOS, Maria Almerinda de Souza; BATISTA, Claudenilson Pereira. Implementando as políticas públicas educacionais no amazonas: os planos municipais de educação no contexto da inclusão. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 2, p. 01–12, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.57139. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/57139. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres