Um estudo sobre a arquitetura e as mobílias na Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.56295

Resumen

O presente estudo tem por objetivo refletir a influência da arquitetura, organização do espaço e disposição do mobiliário no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Em termos teóricos foram utilizados Alain Legendre, Urie Bronfenbrenner e outros autores, assim como, uma breve discussão sobre o Proinfância, um programa de construção de escolas para a educação infantil que levavam em conta os estudos das interfaces da arquitetura/pedagogia/psicologia. Atualmente, o governo federal empenha-se em finalizar as obras em andamento com os escassos recursos financeiros destinados à educação. A metodologia utilizada é bibliográfica. Os resultados apontam para a formação continuada no tema, para professores e coordenadores pedagógicos, bem como, ampliar a dimensão da pesquisa, através do método pessoa/ambiente, do campo da psicologia e intervir em práticas que modifiquem o espaço escolar infantil, promovendo maior interação criança-criança e, desta forma, o melhoramento da qualidade de atendimento e, obviamente, questões relativas ao financiamento público para construção de novas escolas.

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Biografía del autor/a

Claudionor Renato da SILVA, Universidade Federal de Goiás.

Licenciado em Pedagogia e Matemática. Mestre em Educação (Ensino de Ciências e Matemática). Doutor em Educação Escolar (UNESP/FCLar - Linha: Sexualidade, Cultura e Educação Sexual). Docente da UFG, Regional Jataí.

Valcene Batista da Silva

Licenciada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil pela UFT.

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Publicado

2019-05-26

Cómo citar

SILVA, Claudionor Renato da; SILVA, Valcene Batista da. Um estudo sobre a arquitetura e as mobílias na Educação Infantil. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 2, p. 01–19, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.56295. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/56295. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres