Por dentro da escola: imagens do professor, do aluno e do currículo no filme escritores da liberdade

Autores/as

  • Ana Paula Domingos Baladeli UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54435

Resumen

A escola e os desafios da profissão docente estão presentes em variados filmes comerciais, estes que retratam a trajetória de um professor idealizado. Outro clichê explorado à exaustão é o do aluno da escola pública de periferia, este apresentado como agressivo, desmotivado, com dificuldades de aprendizagem e sem perspectiva com a escola. Este artigo analisa as imagens do aluno de periferia, do professor outsider e do currículo no filme Escritores da Liberdade a partir dos pressupostos dos multiletramentos. A análise indica que o aluno de periferia carece da existência de um professor bem intencionado, que está comprometido com transformação por meio do laço afetivo construído com os alunos. A narrativa fílmica é compreendida como discurso que, requer análise crítica dos sentidos que retrataram sobre a profissão professor, a imagem do aluno e o papel do currículo nos filmes de escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Domingos Baladeli, UNIOESTE

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Citas

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Tradução Vinícius Figueira. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

APPLE, Michael W. Poder, significado e identidade: ensaios de estudos educacionais críticos. Porto: Porto Editora, 1999.

BALADELI, Ana P.D. Hipertexto e multiletramento: revisando conceitos. Revista E-scrita do Curso de Letras, UNIABEU, Nilópolis, RJ. V.2, n.4, p.1-11, 2011.

BORGES, Fabrícia T. A professora que vemos nos filmes: construção identitária e significados da docência. Caderno Cedes, Unicamp, v.32, n.88, p. 303-317, 2012.

CANN, Colette N. What school movies and TFA teach us about who should teach urban youth: dominant narratives as public pedagogy. Urban Education, v.50, n.3, 2013, p. 288-315.

DALTON, Mary. The Hollywood curriculum teachers in the movies. 2nd edition. Peter Lang: New York, 2010.

DALTON, Mary. O currículo de Hollywood: quem é o bom professor, quem é a boa professora? Educação e Realidade, v. 21, n. 1, jan./jun. p.97-122, 1996.

DIONÍSIO, Ângela P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A.M. Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 133- 144.

FABRIS, Eli T. A. A pedagogia do herói nos filmes hollywoodianos. Currículo sem fronteiras, v. 10, n.1, p. 232-245, jan./jun., 2010.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Revisão e tradução de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FERREIRA, Susana C. Professores e professoras nos filmes, história e papéis sociais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.4, n. 1, p.85-96, jan./jun. 2009.

FICHER, Cleyton L.; BALADELI, Ana P.D. O professor no cinema: reflexões sobre a imagem do professor herói no filme O Triunfo. Travessias, Cascavel, v.11, n.2, 2017, p. 259-273.

FREEDOM WRITERS. Direção: Richard Lagravenese. Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher. Elenco: Hillary Swan, Patrick Dempsey. Paramount Picture, 2007. 122min.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Language education and multiliteracies. Encyclopedia of Language and Education. 2nd edition, v.1, p.195-211, 2008.

SIGNORINI, Inês. Letramentos multi(hipermidiáticos) e formação de professores de língua. In: SIGNORINI, I.; FIAD, R.: Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.

TEIXEIRA, Inês C. O que nos retém aqui? O cinema interroga a docência. In: FRADE, I.C. A. [et al] (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, v.1, Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Publicado

2019-03-08

Cómo citar

BALADELI, Ana Paula Domingos. Por dentro da escola: imagens do professor, do aluno e do currículo no filme escritores da liberdade. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 1, p. 01–21, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.54435. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/54435. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres