Construção do conhecimento e inclusão social: o uso do computador como ferramenta de auxílio
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.49556Resumen
O acesso à educação é um direito de todos. Essa é a frase que motiva professores, legisladores e pesquisadores para o presente e o futuro da educação. Entretanto, a escola tradicional foi desenvolvida para atendimento a um perfil específico de alunos, não para o atendimento a todos, fazendo-se agora necessário buscar alternativas capazes de tornar esse ambiente acessível a qualquer perfil de aluno. Uma das alternativas identificadas para auxiliar nesse processo inclusivo consiste nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), mais especificamente no uso da ferramenta computacional. O computador pode tornar as aulas desenvolver, de modo integral, as capacidades do aluno, e tem sido muito utilizado no ambiente de ensino. Salienta-se que essa também pode ser uma ferramenta com grande potencial de contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais (NEE), favorecendo as suas capacidades funcionais, estimulando a sua independência, socialização e inclusão. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo consiste em analisar as contribuições do uso do computador nas atividades pedagógicas e no processo de inclusão de alunos NEE. A análise foi realizada em um colégio participante do Projeto Um Computador por Aluno (Projeto UCA), o Colégio Estadual Don Alano Du Noday localizado em Palmas (TO). Os resultados indicam que o uso do computador nas práticas escolares contribui para o desenvolvimento escolar, melhoria de notas e inclusão de alunos NEE. No entanto, esse uso deve ser acompanhado de medidas para capacitação da equipe escolar para uso adequada da ferramenta computacional de apoio e participação dos alunos e de parcerias governamentais e de universidades para o desenvolvimento de um projeto mais eficiente. O estudo contribui para o avanço escolar no uso de ferramentas que possam auxiliar no melhor desenvolvimento e inclusão de alunos NEE, além de contribuir para a compreensão das contribuições de um programa governamental implementado em escolas públicas.
Palavras-chave: Portadores de necessidades especiais. Computador. Ensino.
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