POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: atos de resistência diante do avanço do conservadorismo do movimento “Escola Sem Partido”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.47804

Palabras clave:

Gênero

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar quais ações de defesa e promoção das políticas educacionais em gênero e diversidade sexual estão sendo construídas devido ao avanço do conservadorismo nas legislações educacionais do país. Deste modo, analisamos como a partir de 2014, a Igreja Católica, a Frente Parlamentar Evangélica e o Movimento “Escola Sem Partido” agiu para a exclusão das questões de gênero na aprovação dos Planos de Educação, tanto federal, quanto estaduais e municipais. Soma-se a esses fatos, a proposição de leis incentivadas pelo “Escola Sem Partido”, a fim de proibir o tratamento dessas questões, em detrimento de uma escolarização “sem doutrinação ideológica”. Assim, apontamos a inconstitucionalidade desses atos, através das atuações dos órgãos públicos federais e dos organismos internacionais.

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Biografía del autor/a

Camila dos Passos Roseno, PPGFPPI-Universidade de Pernambuco

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI da Universidade de Pernambuco. Pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGeR, pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) pertencente a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em História pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina (2012.1). Com experiência em formação de professores na área de Gênero e Educação e História e Gênero.

Janaina Guimarães da Fonseca Silva, Universidade de Pernambuco

Janaina Guimarães da Fonseca e silva é doutora em história pela Universidade federal de Pernambuco (2012).Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte em Nazaré da Mata. No Campus Petrolina é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado em História (2007) pela mesma Universidade. Tem experiência na área de ensino de História e relações de gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos interdisciplinares, educação, gênero, mulheres.e-mail: janaina.guimaraes@upe.br

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Publicado

2017-08-11

Cómo citar

ROSENO, Camila dos Passos; SILVA, Janaina Guimarães da Fonseca. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: atos de resistência diante do avanço do conservadorismo do movimento “Escola Sem Partido”. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 13, n. 2, p. 01–21, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i2.47804. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/47804. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: Educação, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.