FALSO CONHECIMENTO: POSSÍVEL ERRO DE VIÉS NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL POR BRASILEIROS [doi] 10.5216/rir.v11i2.34288

Autores/as

  • Daniella Gomes Lima UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.37983

Palabras clave:

falso conhecimento, aprendizagem de Espanhol, ferramentas de aprendizagem.

Resumen

A construção do conhecimento se iguala a qualquer construção física, cujas bases, se ndoi>10.5216/rir.v11i2.34288ão sólidas e estáveis o suficiente, tendem a ruir. No processo de aprendizagem de um idioma estrangeiro, o desafio dos educadores tem sido contrabalancear essa oferta farta de informação que pode conduzir o cidadão a um desvio, uma facilidade que se mostra um erro de viés de disponibilidade, objetivo dessa pesquisa durante o processo de ensino-aprendizagem do Espanhol pela turma de 2015 do curso de Espanhol 1 do Centro de Línguas da UFG/CAJ. O método de investigação deu-se através de coleta de dados mediante entrevistas em sala de aula, observação e um questionário qualitativo dirigido aos alunos. A preconcepção de que o Espanhol se assemelha tanto ao Português se torna um obstáculo epistemológico que precisa ser visualizado e corrigido pelo educador. Os resultados preliminares mostram que esse erro de viés se multiplica com rapidez assustadora: ao apertar de um botão a máquina pode resolver esta ou aquela questão, ficando a falsa impressão de entendimento, de que se tem uma extensão de conhecimento ampla, mas que é na verdade externa e falsa, havendo a necessidade de compreensão desse erro e sua posterior correção por educadores e alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniella Gomes Lima, UFG

Professora de Inglês e Espanhol do Ensino Médio e Cursos Livres de Idiomas. Professora de Inglês e Espanhol do Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás (UFG), escritora há 15, sob o pseudônimo Patricky Field. Já publicou 5 livros, entre eles contos e poemas em Português, Inglês e Dinamarquês, e um romance em edição para o ano de 2016. Vencedora dos prêmios do Museu Histórico de Jataí por três anos consecutivos, nas modalidades: Poesia e crônica.

Publicado

2015-12-17

Cómo citar

LIMA, Daniella Gomes. FALSO CONHECIMENTO: POSSÍVEL ERRO DE VIÉS NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL POR BRASILEIROS [doi] 10.5216/rir.v11i2.34288. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i2.37983. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/37983. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres