FALSO CONHECIMENTO: POSSÍVEL ERRO DE VIÉS NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL POR BRASILEIROS [doi] 10.5216/rir.v11i2.34288
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.37983Palabras clave:
falso conhecimento, aprendizagem de Espanhol, ferramentas de aprendizagem.Resumen
A construção do conhecimento se iguala a qualquer construção física, cujas bases, se ndoi>10.5216/rir.v11i2.34288ão sólidas e estáveis o suficiente, tendem a ruir. No processo de aprendizagem de um idioma estrangeiro, o desafio dos educadores tem sido contrabalancear essa oferta farta de informação que pode conduzir o cidadão a um desvio, uma facilidade que se mostra um erro de viés de disponibilidade, objetivo dessa pesquisa durante o processo de ensino-aprendizagem do Espanhol pela turma de 2015 do curso de Espanhol 1 do Centro de Línguas da UFG/CAJ. O método de investigação deu-se através de coleta de dados mediante entrevistas em sala de aula, observação e um questionário qualitativo dirigido aos alunos. A preconcepção de que o Espanhol se assemelha tanto ao Português se torna um obstáculo epistemológico que precisa ser visualizado e corrigido pelo educador. Os resultados preliminares mostram que esse erro de viés se multiplica com rapidez assustadora: ao apertar de um botão a máquina pode resolver esta ou aquela questão, ficando a falsa impressão de entendimento, de que se tem uma extensão de conhecimento ampla, mas que é na verdade externa e falsa, havendo a necessidade de compreensão desse erro e sua posterior correção por educadores e alunos.
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