TRABALHO DOCENTE E SAÚDE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO SUDOESTE GOIANO [doi] 10.5216/rir.v11i2.36845
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.36845Palabras clave:
Condições de trabalho, Saúde docente, Educação básica.Resumen
O trabalho docente tem sofrido inúmeras mudanças nas últimas décadas, repercutindo negativamente sobre a saúde do professor e a qualidade do ensino. Nesse contexto torna-se necessária a realização de pesquisas com essa temática para conhecer a realidade do trabalho do professor na Educação Básica e apontar caminhos para a superação dos problemas. Assim, o presente estudo teve por objetivo verificar a relação entre condições de trabalho e a saúde auto-relatada dos docentes do sexo masculino da rede pública estadual de Educação Básica em uma cidade do sudoeste goiano. O estudo foi realizado com 20 professores de escolas públicas estaduais que se dispuseram participar da pesquisa com autorização por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a coleta de dados utilizou-se formulários de identificação das condições de trabalho e saúde. Os resultados mostram inúmeros fatores que caracterizam a realidade vivenciada pelos sujeitos investigados, identificando aspectos importantes que podem caracterizar a relação entre as condições de trabalho e saúde dos professores. Esses aspectos nos permite inferir que as condições de trabalho docente interferem na saúde dos professores, gerando inúmeros problemas de natureza física e psíquica.
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