ITINERÁRIOS DA PESQUISA PÓS-ESTRUTURALISTA EM EDUCAÇÃO [doi] 10.5216/rir.v11i2.36291

Autores/as

  • Reginaldo Santos Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Nilson Fernandes Dinis Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.36291

Palabras clave:

Educação, Pesquisa, Pós-Estruturalismo

Resumen

Os estudos pós-estruturalistas trazem importantes contribuições para a educação contemporânea. Neles localizamos um referencial teórico e epistemológico que problematiza as noções de sujeito, as verdades universais, os metarrelatos, as concepções de identidade, as práticas sociais e culturais, discursivas ou não discursivas, as quais estão imersas nas relações de saber e poder. O artigo objetiva analisar o papel da crítica pós-estruturalista para as pesquisas educacionais e tecer um itinerário sobre suas diretrizes metodológicas. Discute-se a ferramenta arqueogenealógica foucaultiana como diretriz orientadora das investigações no campo da educação, a qual pode subverter as prescrições e normatizações dos modelos tradicionais de construção e interpretação dos dados da pesquisa e, ao mesmo tempo, possibilita cartografar outras formas de constituição de saberes.

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Biografía del autor/a

Reginaldo Santos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor Assistente do Departametno de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga. Doutor em Educação (UFSCar)

Nilson Fernandes Dinis, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

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Publicado

2015-12-20

Cómo citar

PEREIRA, Reginaldo Santos; DINIS, Nilson Fernandes. ITINERÁRIOS DA PESQUISA PÓS-ESTRUTURALISTA EM EDUCAÇÃO [doi] 10.5216/rir.v11i2.36291. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i2.36291. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/36291. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres