A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E O MOVIMENTO ESCOTEIRO: UM ESTUDO SOBRE O GRUPO ESCOTEIRO PADRE ANCHIETA, ITUIUTABA, MG, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i16.28345Palabras clave:
Movimento Escoteiro, Educação não formal, GEPA.Resumen
Este texto tem como temática o movimento escoteiro e a educação não formal: um estudo sobre o Grupo Escoteiro Padre Anchieta, Ituiutaba, MG, Brasil. O objetivo geral consiste em compreender como o ME pode contribuir na formação de crianças e jovens. A pesquisa teve como referencial metodológico a abordagem qualitativa, por favorecer uma visão ampla do objeto estudado e o envolvimento do pesquisador com a realidade social, política, econômica e cultural. A investigação recorreu a variados instrumentos: pesquisa sobre o “Estado da Arte” da temática; pesquisa bibliográfica; história oral temática; análise de imagens e documentos. Concluiu-se, por um lado, que o ME ainda mantém características militares, cívicas, por outro lado, é uma modalidade da educação não formal que pode contribuir na formação dos jovens.
DOI: 10.5216/rir.v1i16.28345
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