APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: REVISÃO TEÓRICA E APRESENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.27795

Palabras clave:

Aprendizagem Significativa, Instrumento, Desenvolvimento cognitivo, Processo cognitivo

Resumen

Resumo: Muitos são os instrumentos existentes para contribuir junto ao professor no processo de ensino. A construção de mapas conceituais se constitui como um deles, cuja finalidade é auxiliar no desenvolvimento cognitivo dos estudantes que, no contexto deste artigo, engloba a aquisição de conhecimento e evolução conceitual, visando facilitar o planejamento do processo de ensino e aprendizagem. Embora este instrumento seja considerado adequado para utilização em sala de aula, poucos professores fazem uso dele por não conhecerem uma maneira adequada de utilizá-lo. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, assim como esclarecer a forma como ela pode ser utilizada dentro do contexto de ensino.

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Biografía del autor/a

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.

Mestre em ensino de ciências naturais e matemática pela FURB/SC.

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Publicado

2014-01-22

Cómo citar

BRUM, Wanderley Pivatto. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: REVISÃO TEÓRICA E APRESENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 9, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rir.v2i15.27795. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/27795. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres