O BOM PROFESSOR SEGUNDO OS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.27514Palabras clave:
Física. Paulo Freire. Professor.Resumen
Neste trabalho, apresentamos a pesquisa que fizemos entre os alunos universitários de física, da UFPA/Santarém e da UFG/Catalão, com o objetivo de determinar as qualidades consideradas pelos mesmos como as mais eficientes para a docência. Utilizamos a técnica do questionário autoaplicado com duas questões abertas: “Por que desejo ser professor?” e “Que tipo de professor desejo ser?”. Nosso estudo indica que, em geral, os alunos de física esperam boas aulas tradicionais ministradas por bons professores tradicionais.
Descargas
Citas
BACCON, Ana Lúcia Pereira; ARRUDA, Sergio de Mello. Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado. Ciência e Educação, v. 16, n. 3, pp. 507-524, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. 146 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 49. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 213 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 200 p.
KRASILCHIK, Myriam. Inovação no ensino das ciências. In: GARCIA, Walter E. (coord.). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1980. 264 p.
LOMBARDO-RADICE, Giuseppe. Leccíones de didáctica y recuerdos de experiencia docente. Barcelona: Labor, 1950. 483 p.
PEREIRA, Ana Rita et al. Perfil dos professores de física no Ensino Médio na região de Catalão – Goiás. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA “Formação Continuada de Professores em Serviço: Educação de Qualidade para uma Sociedade da Aprendizagem”, 18., 2009, Vitória. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.
br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0096-1.pdf>
PLANCHARD, Émile. A pedagogia contemporânea. 8. ed. atual. Coimbra: Coimbra Editora, 1982. 700 p.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. 259 p.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, pp. 07-19, jan/jun. 2011.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, pp. 61-88, mai/jun/jul/ago. 2000.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. Tradução do russo de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 561 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.