CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E PCN´S
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.24346Palabras clave:
Ensino de Matemática, PCNs, História da Matemática.Resumen
: O presente trabalho busca abordar o papel da História da Matemática, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1997), de demonstrar que a matemática vem inovando seu modo de ensinar, para que os professores tenham novas maneiras de transmitir o conhecimento matemático, a partir dos princípios de que a matemática faz parte do cotidiano ao longo da evolução histórica da humanidade. A utilização da História da Matemática pode auxiliar o professor na execução de seu trabalho em sala de aula, mediante um processo de transposição didática e juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, que podem oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem em Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Através da História da Matemática pretendemos relatar algumas contribuições e descobertas a História da Matemática é umas dessas pois ela auxilia na construção do conhecimento e na evolução dos conceitos matemáticos no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Desta forma, destacamos alguns tópicos sobre a História da Matemática para a aprendizagem dos alunos, percebendo os fatos históricos como instrumento eficaz na apropriação de conceitos a partir de sua origem e considerando seus aperfeiçoamentos ao longo da história. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos elementos estão apoiados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental, no que se refere à matemática dos ciclos iniciais, publicados em 1997, e nos teóricos que discutem a temática como: Fossa (1995); Fiorentini (2001; 2005); Félix (2001); Baroni e Nobre (1999), Miguel e Miorim (1995), Mendes (2006), dentre outros. Constatou-se, a partir da pesquisa, que os interlocutores revelaram, diante dos seus escritos, que a utilização da História da Matemática, com perspectivas voltadas para o processo de atribuição de significados aos conceitos matemáticos oferece aos alunos instrumentos que potencializem o pensamento, desenvolvendo atividades sistematizadas, ocorrendo relações interativas entre as partes integrantes do processo construtivista de desenvolvimento que associa linguagem matemática e construção histórica voltadas para uma aprendizagem de redescobertas, explorando a matemática nos diferentes tempos e espaços escolares, constituindo-se como recurso mediador na melhoria e qualidade da aprendizagem de alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
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