PROJETO DE HORTA ESCOLAR: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DA POLICIA MILITAR DE RIO VERDE – GO

Autores/as

  • Marluz Martins Cabral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Marluce Silva Sousa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.22372

Palabras clave:

Educação Ambiental, Horta Escolar, Alimentação Saudável

Resumen

O objetivo deste trabalho foi analisar a proposta de horta na escola avaliando, como estudo de caso, a execução do projeto de horta escolar no Colégio da Polícia Militar de Rio Verde – GO. Inicialmente, explorou-se o tema por meio de revisão de literatura. Em seguida, foi realizada uma caracterização do Colégio Militar de Rio Verde, com observações e com levantamento de dados qualitativos, por meio de questionário e entrevista com os envolvidos. Estes dados foram analisados e confrontados com aquilo que constava no projeto de Horta Escolar. A análise permite dizer que o desenvolvimento do projeto tem pontos positivos e negativos. A horta oportuniza, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática e incentiva a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis. Mas, ao mesmo tempo, falta motivação e comprometimento ou, até mesmo, incentivo aos alunos. Assim, é preciso encontrar estratégias para resgatar a participação dos alunos e buscar, em várias disciplinas, interação dos professores para executar uma verdadeira interdisciplinaridade.

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Biografía del autor/a

Marluz Martins Cabral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

O objetivo deste trabalho foi analisar a proposta de horta na escola avaliando, como estudo de caso, a execução do projeto de horta escolar no Colégio da Polícia Militar de Rio Verde – GO. Inicialmente, explorou-se o tema por meio de revisão de literatura. Em seguida, foi realizada uma caracterização do Colégio Militar de Rio Verde, com observações e com levantamento de dados qualitativos, por meio de questionário e entrevista com os envolvidos. Estes dados foram analisados e confrontados com aquilo que constava no projeto de Horta Escolar. A análise permite dizer que o desenvolvimento do projeto tem pontos positivos e negativos. A horta oportuniza, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática e incentiva a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis. Mas, ao mesmo tempo, falta motivação e comprometimento ou, até mesmo, incentivo aos alunos. Assim, é preciso encontrar estratégias para resgatar a participação dos alunos e buscar, em várias disciplinas, interação dos professores para executar uma verdadeira interdisciplinaridade.

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Publicado

2013-08-03

Cómo citar

CABRAL, Marluz Martins; SOUSA, Marluce Silva. PROJETO DE HORTA ESCOLAR: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DA POLICIA MILITAR DE RIO VERDE – GO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.22372. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/22372. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres