A ETICA NA EDUCAÇÃO E NA ESCOLA: a questão dos costumes

Autores/as

  • José Sílvio OLiveira Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i1.179

Palabras clave:

Ética, Educação, Escola.

Resumen

Ponto de convergência da reflexão, a ética de Aristóteles, autonomamente definida, orienta as ações humanas para um fim propriamente humano, a eudaimonía. Enraizado na natureza axiogênica da cultura, na medida em que rompe com o domínio da phýsis, o costume (êthos) é fonte primeira de ações justas, nobilitantes e excelentes, cuja repetição aperfeiçoa o hábito (êthos-héxis) como bem duradouro. Na era da mundialização, a educação parece perder a sua arkhé, seu sentido, sua razão de ser, sendo geralmente reduzida à escola. Em nome da socialização de conteúdos e habilidades, a escola transmite um saber pronto, instrumentalizado, fetichizado, mercadoria a ser consumida. Pensar a ética nesse contexto é também interrogar o trabalho da escola, o sentido e natureza da educação.

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Publicado

2008-09-02

Cómo citar

OLIVEIRA, José Sílvio. A ETICA NA EDUCAÇÃO E NA ESCOLA: a questão dos costumes. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/rir.v1i1.179. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/20397. Acesso em: 3 feb. 2025.