O ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v19i2.76956Keywords:
EJA, Prática pedagógica, Aprendizagem escolarAbstract
O presente artigo tem como objetivo relatar o acompanhamento de uma aluna na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Rio Verde - GO, e discorre sobre aspectos inerentes aos fatores intervenientes da aluna e da prática pedagógica nessa modalidade de ensino. Nesse contexto o processo ensino-aprendizagem é retratado em uma perspectiva onde o professor proporá práticas de ensino que, de alguma forma, faça parte do contexto do aluno como parte de sua realidade. Utilizou-se pesquisa bibliográfica com a metodologia do estudo de caso, de abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de informações, foram realizadas entrevistas com o sujeito da pesquisa - aluna acompanhada na disciplina de Matemática na referida modalidade especificada. Evidenciou-se a relevância da oferta de uma educação em que ocorra a troca de experiências e que oriente o indivíduo a atuar de maneira consciente no meio social, nessa perspectiva a EJA representa uma possibilidade da melhoria de condições da vida, por meio dos benefícios advindos que a escolarização possa oferecer. Concluiu-se que o processo ensino-aprendizagem, vincula-se diretamente na maneira como se ensina e existem fatores intervenientes que podem influenciar na efetivação do processo de ensinar e aprender.
Downloads
References
CHIAPPINI, Ligia. Aprender e ensinar com textos. 5. ed., São Paulo: Cortez, 2007.
DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro. Sonia Lúcia de Carválho e Deise Aparecida Luppi (Orgs.). 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FEIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
KOORO, Méri Bello e LOPES, Celi Espasandin. O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos. Disponível em:http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/conhecimentomatematiconaeja_0.pdf. Acesso em 30 de mar. 2018.
MACHADO, Maria Margarida e OLIVEIRA, João Ferreira de. (Orgs.) A formação integrada do trabalhador desafios de um campo em construção. São Paulo: Xamã, 2010. Disponível em: http://forumeja.org.br/pf/sites/forumeja.org.br.pf/files/livformintrab.pdf Acesso em 15 fev. 2018.
SARAIVA, Irene Skorpuski. Educação de jovens e adultos: dialogando sobre aprender e ensinar. Passo Fundo: UPF, 2004.
VIERO, Anésia. Educação de jovens e adultos: da perspectiva da ordem social capitalista à
solução para emancipação humana. In.: GUSTSACK, Felipe; VIEGAS, Moacir Fernando e
BARCELOS, Valdo (Orgs.). Educação de jovens e adultos: saberes e práticas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.