Perspectivas sobre protocolos de biossegurança para realização de aulas práticas no serviço de saúde: o que pode ser efetivamente aplicado ao contexto de Jataí-GO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i3.70341

Abstract

Measures of social distance corresponding to a pandemic of the new coronavirus have had harmful consequences worldwide, including the closure of universities. In this light, Brazil went against other countries, mainly resulting in the absence of practical classes in courses in the area of ​​health. With this, it is urgent to emphasize that universities organize themselves through biosafety protocols so that the opening and return of practical classes takes place in a safe manner, according to the epidemiology of each region. Therefore, this article addresses the issue inserted in the graduation of health courses at the Federal University of Jataí and proposes biosafety protocols that can be implemented according to the epidemiology of the municipality of Jataí-GO which always values ​​the health and safety of professionals and university students to ensure the safety of the academic community and educational quality.

 

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Author Biographies

Nathalia Bandeira de Almeida, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, nathaliaalmeida@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Presidente do Comitê da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) na UFJ. É bolsista do PIBIC/UFJ. Diretora de extensão da Liga Acadêmica de Oncologia (ONCOLIGA/UFJ). PROVEC pelo projeto de extensão "Medicina & Arte: Um encontro com a vida". Extensionista no projeto "O toque pela vida: Outubro Rosa e Novembro Azul".

Beatriz Pereira Vilela, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, beatrizp.vilela@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Foi membro fundadora e Coordenadora de extensão/científico da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LAESP- UFJ) entre os semestres 2020.2 e 2021.1 e presidente entre os semestres 2021.2 - atual. Vice-presidente na Liga de Saúde Mental (LSM - UFJ) entre os semestres de 2020.2 e 2021.1. Monitora do submódulo de patologia I no semestre 2020.2.

Carlos Henrique Gusmão Sobrinho, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, carlosgusmao@discente.ufj.edu.br

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Foi monitor do submódulo de Imunologia I, no semestre de 2019/2 e de Imunologia II, no semestre de 2020/1. Fez parte da diretoria da Liga Acadêmica de Endocrinologia Clínica (LAEC - UFJ), como diretor de Marketing (2° ciclo - 2020/2 a 2021/1).

Marcela Costa de Almeida Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marcelacosta@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina na Universidade Federal Jataí, ingresso em 2018/2. Aluna de Iniciação Científica (PIVIC) do projeto EU QUERO com os planos de trabalho:  'Atenção à saúde da criança na atenção básica a partir da percepção das mães" e "Indicadores de saúde materna e infantil do período dos 1000 dias de vida em Jataí, Goiás" (2019/2021). Presidente do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ), 2021,  e vice-presidente da Liga Acadêmica de Telemedicina e Telessaúde (MEDTECH), ciclo 2020/2021. Atuação no projeto de extensão Canal Medicina UFJ e projeto Anatech, na categoria PROVEC. 2° lugar no I Desafio de Inovação da UFJ - com o projeto "Atlas de Histologia". 
Email: marcelacosta@discente.ufj.edu.br - Currículo Lattes

Sara Alves França, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, saraalves@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí. Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Foi monitora do submódulo de Parasitologia II, no semestre de 2020/2. Fez parte da diretoria da Liga Acadêmica de Ginecologia Obstetrícia (LAGOB - UFJ), como vice coordenadora discente (4° ciclo - 2021/1 a 2021/2), e da Liga Acadêmica de Medicina Legal e Psiquiatria Forense, como diretora de marketing (1° ciclo - 2021/1 a 2021/2).

Mariana Bodini Angeloni, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marianabodini@ufj.edu.br

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), o principal tema de pesquisa científica é resposta imunológica e morte celular na toxoplasmose congênita. Atualmente é colaboradora em projetos de pesquisa no laboratório de Citoimunofisiologia da Reprodução, na Universidade Federal de Uberlândia. Docente efetiva em Microbiologia Médica I e II no módulo Determinantes dos Processos Saúde - Doença do curso de Medicina na Universidade Federal de Jataí.

Published

2021-10-23

How to Cite

BANDEIRA DE ALMEIDA, Nathalia; PEREIRA VILELA, Beatriz; GUSMÃO SOBRINHO, Carlos Henrique; COSTA DE ALMEIDA SILVA, Marcela; ALVES FRANÇA, Sara; BODINI ANGELONI, Mariana. Perspectivas sobre protocolos de biossegurança para realização de aulas práticas no serviço de saúde: o que pode ser efetivamente aplicado ao contexto de Jataí-GO. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 3, p. 62–71, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i3.70341. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/70341. Acesso em: 3 feb. 2025.

Issue

Section

Dossiê: Educação Médica e Tensões Educacionais