Perspectivas sobre protocolos de biossegurança para a realização de aulas práticas em laboratórios

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i3.70331

Abstract

The pandemic scenario caused by the SARS-COV-2 coronavirus, has led the institutions worldwide to close their doors and end face-to-face activities, in order to reduce the spread of the new coronavirus and thus contain the pandemic's progress. Brazil, being one of the countries most affected by this new global emergency, following the line adopted by other countries suspended face-to-face activities of educational institutions for an indefinite period. In order to try to reduce the damage caused by the suspension of calendars and to continue the teaching activities, an alternative modality of education was implemented, focusing on remote education based on the use of digital platforms as well supportive digital tools. However, concerning practical activities, intrinsic to medical training, the follow-up of educational activities via emergency remote education is insufficient to meet the demands of the future health professional, and may have a high adverse impact in their training. Thus, this article addresses the issue within the context of medical graduation at the Federal University of Jataí and proposes biosafety protocols - with regard to individual protection measures, the use of university spaces and the organization for carrying out practical activities in laboratories - which can be implemented in return planning as face-to-face activities in Higher Education Institutions, in order to ensure the safety of the academic community and educational excellence.

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Author Biographies

Felipe Coutinho Rodrigues, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, felipecoutinho@discente.ufj.edu.br

Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Atuou em Iniciação Científica nas modalidades PIVIC e PIBIC-CNPq. Tem interesse nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Oncologia.

Geovanna Ribeiro Athie , Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, geovannaathie@discente.ufj.edu.br

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Vice-presidente da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Atuou em Iniciação Científica na modalidade PIVIC. Tem interesse nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Clínica Médica.

Izadora Rodrigues da Cunha , Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, izadoracunha@discente.ufj.edu.br

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Atuou em Iniciação Científica na modalidade PIVIC. Atuou em Extensão Universitária na modalidade PROVEC. Tem interesse nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Pneumologia. 

Dhara Rodrigues Cavalcante , Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, dharacavalcante@discente.ufj.edu.br

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Atuou em Iniciação Científica na modalidade PIVIC.

Flávia Ferreira Costa, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, flaviacosta@discente.ufj.edu.br

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Atuou em Iniciação Científica na modalidade PIVIC. Tem interesse nas áreas de Ciruriga e Pediatria.

Felipe de Andrade Bandeira , Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, felipedeandrade@discente.ufj.edu.br

Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Atuou em Iniciação Científica na modalidade PIVIC. Atuou em Extensão Universitária na modalidade PROVEC. Tem interesse nas áreas de Cirurgia, Oncologia, Imunologia e Produção Científica.

Marcela Costa de Almeida Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marcelacosta@discente.ufj.edu.br

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal Jataí, ingresso em 2018/2. Aluna de Iniciação Científica (PIVIC) do projeto EU QUERO com os planos de trabalho:  'Atenção à saúde da criança na atenção básica a partir da percepção das mães" e "Indicadores de saúde materna e infantil do período dos 1000 dias de vida em Jataí, Goiás" (2019/2021). Presidente do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ), 2021,  e vice-presidente da Liga Acadêmica de Telemedicina e Telessaúde (MEDTECH), ciclo 2020/2021. Atuação no projeto de extensão Canal Medicina UFJ e projeto Anatech, na categoria PROVEC. 2° lugar no I Desafio de Inovação da UFJ - com o projeto "Atlas de Histologia". 
Email: marcelacosta@discente.ufj.edu.br - Currículo Lattes 

Michelle Rocha Parise , Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, microcha123@ufj.edu.br

Doutora em Farmacologia pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal de Goiás. Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí. Tem interesse nas áreas de Imunofarmacologia, Imunotoxicologia e Imunologia.

Published

2021-10-23

How to Cite

COUTINHO RODRIGUES, Felipe; RIBEIRO ATHIE , Geovanna; RODRIGUES DA CUNHA , Izadora; RODRIGUES CAVALCANTE , Dhara; FERREIRA COSTA, Flávia; DE ANDRADE BANDEIRA , Felipe; COSTA DE ALMEIDA SILVA, Marcela; ROCHA PARISE , Michelle. Perspectivas sobre protocolos de biossegurança para a realização de aulas práticas em laboratórios. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 51–61, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i3.70331. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/70331. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Educação Médica e Tensões Educacionais