Educação em tempos de pandemia: o contexto do ensino médico no Brasil

Authors

  • Sales José Lopes Gonçalves Rosa Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, saleslopesgr@discente.ufj.edu.br https://orcid.org/0000-0001-6120-4611
  • Nathalia Bandeira de Almeida Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, nathaliaalmeida@discente.ufj.edu.br https://orcid.org/0000-0003-4126-3088
  • Leandra de Jesus Sonego Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, jleandra@discente.ufj.edu.br
  • Ana Clara Santos Mundim Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, anaclarasmundim@discente.ufj.edu.br
  • Júlia Lisboa Mendes Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, julialisboa@discente.ufj.edu.br https://orcid.org/0000-0002-1097-0735
  • Marcela Lemes Marquez da Cunha Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marcelalemes@discente.ufj.edu.br https://orcid.org/0000-0002-1530-4731
  • Verônica Clemente Ferreira Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, verosocio@ufj.edu.br https://orcid.org/0000-0003-1628-1823

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i3.70330

Abstract

Abstract: The world suffered a turnaround in mid-2020, after the beginning of the SARS-CoV-2 Pandemic, in March 2020. With medical education in Brazil it was no different. Students enrolled in Brazilian Medical Schools have been suffering from many uncertainties. All face-to-face practical classes were initially prohibited; their return varies from school to school, and the way in which practical classes will return constitutes an unknown factor in the reality of students from different colleges and universities. In addition, for theoretical and practical classes, there is still the problem of adapting students and teachers to classes taught remotely. Thus, the present study evaluates, from the point of view of medical students and professors, the nuances surrounding the complex theme.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sales José Lopes Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, saleslopesgr@discente.ufj.edu.br

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Membro da Liga Acadêmica de Pediatria de Jataí (LAPEJ). Extensionista no projeto "Be_immune", que promove educação em saúde sobre imunologia, e no projeto "HistoPrint - A Histologia em suas mãos", que alcançou o 5º lugar no Desafio do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI) e foi finalista no 1° Desafio de Inovação da UFJ. 

Nathalia Bandeira de Almeida, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, nathaliaalmeida@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Membro da Liga Acadêmica de Oncologia (ONCOLIGA). Presidente do Comitê da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) na UFJ. Vínculo institucional nos programas PROVEC e PIBIC/UFJ. Extensionista no projeto "O toque pela vida: Outubro Rosa e Novembro Azul".

Leandra de Jesus Sonego, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, jleandra@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Membro da Liga Acadêmica de Genética Médica (LAGEM) e da Liga Acadêmica de Cirurgia (LAC). Vínculo institucional no programa PROVEC.

Ana Clara Santos Mundim, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, anaclarasmundim@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Vínculo institucional nos programas PROVEC e PIVIC. Extensionista nos projetos "O toque pela vida: Outubro Rosa e Novembro Azul", "Ambulatório de Terapia Celular e Cicatrização (AMTEC)" e "Grupos de estudo em Anatomia Humana e elaboração de material didático como forma de incentivo a prática docente". Em relação a projetos de pesquisa, atuo em pesquisa focada na análise do perfil imunológico de pacientes com hanseníase em Jataí (GO).

Júlia Lisboa Mendes, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, julialisboa@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Monitora do módulo Práticas da Integralidade ao Método Clínico II nos períodos letivos de 2019/1 e 2020/2. Extensionista no projeto "O toque pela vida: Outubro Rosa e Novembro Azul".

Marcela Lemes Marquez da Cunha, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marcelalemes@discente.ufj.edu.br

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro da gestão 2021 do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ). Membro da Liga Acadêmica de Emergencia e Trauma (LAET). Vínculo institucional no programa PIVIC.

Verônica Clemente Ferreira, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, verosocio@ufj.edu.br

Professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Ciência Política (2005) e Doutorado em Ciências Sociais (2014), ambos pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Aluna de pós-graduação (especialização) em Educação em Saúde pelo Instituto Faimer - Brasil. Foi professora substituta de Ciência Política na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Araraquara e de Sociologia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Sociologia do Trabalho e Sociologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, relações de trabalho, saúde do trabalho, desemprego, educação em saúde e condicionantes sociais do processo saúde-doença.

Published

2021-10-23

How to Cite

JOSÉ LOPES GONÇALVES ROSA, Sales; BANDEIRA DE ALMEIDA, Nathalia; DE JESUS SONEGO, Leandra; CLARA SANTOS MUNDIM, Ana; LISBOA MENDES, Júlia; LEMES MARQUEZ DA CUNHA, Marcela; CLEMENTE FERREIRA, Verônica. Educação em tempos de pandemia: o contexto do ensino médico no Brasil. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 3, p. 18–33, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i3.70330. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/70330. Acesso em: 3 feb. 2025.

Issue

Section

Dossiê: Educação Médica e Tensões Educacionais