Relato da situação dos modos de ensino em cursos de medicina no estado de Goiás durante a pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i3.70329

Abstract

In March 2020, after the confirmation of the first case of COVID-19 in Goiás, measures were taken to contain the spread of this disease. As a result, presential classes were suspended throughout the state, which affected the dynamics of medical education in the different medical schools in the state. Considering the importance of compiling information about digital and hybrid teaching modes in medical courses in Goiás, in April of 2021, a search was made for information available online by undergraduate education institutions about the teaching situation during the pandemic. In general, paid medical courses adhered to digital tools instead of presential classes first than free courses from public institutions. Another considerable aspect is that the hybrid regime instituted by most institutions from the second semester of 2020 was restricted to paid institutions and the Federal University of Goiás. About this scenario, several impacts on higher education in medicine are of paramount importance to be discussed. Among the suggestions on how to minimize the pedagogical impact, there is an open and horizontal dialogue with the students so that the demands and possible learning problems are solved in a timely manner.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jardel de Almeida Monteiro, Federal University of Jataí

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Membro Fundador e Coordenador Discente da Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e Nutrição de Jataí e Diretor Científico da Liga de Ginecologia e Obstetrícia da UFJ (2020-2021). Membro estudante da Academia Europeia de Neurologia (European Academy of Neurology - EAN). Um ano de formação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Monique Costa Dias, Federal University of Jataí

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Jataí, cursando o 6° período atualmente. Atuou como monitora de Histologia I (2019) e Patologia I (2020). Aluna de Iniciação Científica (PIVIC) com o plano de trabalho "Análise clínica e histopatológica de pacientes com lesões hipopigmentadas de vitiligo e seus diagnósticos diferenciais em Jataí". Participante do projeto de extensão (PROVEC) de criação e manutenção do Ambulatório de Terapia Celular e Cicatrização (AMTEC). Coordenadora discente do 2° e 3° ciclo da Liga de Saúde Mental da UFJ. Atuou como diretora de esportes da Associação Acadêmica Atlética Serafim de Carvalho em 2019, como vice-presidente em 2020 e, atualmente, vice-presidente na gestão de 2021.

Geovanna Ribeiro Athie, Federal University of Jataí

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de Jataí, cursando. Aluna de Iniciação Científica (PIVIC) do projeto EU QUERO com o plano de trabalho "Estudo de caso sobre os mecanismos de controle social promovidos a partir de uma intervenção educativa sobre direitos à saúde materna e infantil em uma unidade básica de saúde de Jataí, Goiás". É membro fundador e diretora de ensino da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da UFJ (LAAG) e diretora de ensino da Liga Acadêmica de Endocrinologia da UFJ . Atuou como representante de turma em (2018),participou como Diretora de Produtos e Vendas da Associação Acadêmica Atlética Serafim de Carvalho(2019) e atualmente ocupa o cargo de representação estudantil como Vice-presidente do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ) - gestão 2021. Atuou como diretora de Marketing da ONG Edukai (2020) e atualmente participa como conselheira do departamento.

Julia Lisboa Mendes, Federal University of Jataí

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí. Exerceu a monitoria acadêmica da disciplina Práticas da Integralidade ao Método Clínico II na Regional Jataí/Unid. Acad. Esp/Ciências da Saúde-Jataí desta Universidade nos períodos letivos de 2019/1 e 2020/2. Atualmente, é membro do departamento de administração e finanças do Centro Acadêmico de Medicina de Jataí (CAMEJ) na gestão 2021-2022 e atua no projeto de extensão "O toque pela vida: Outubro Rosa e Novembro Azul".

Juliete Teresinha Silva, Federal University of Jataí

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Mestre em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, regional de Goiânia. Título de especialidade em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Conselho Federal de Medicina. Professora do Magistério Superior do Curso de Medicina na Universidade Federal de Jataí.

Published

2021-10-23

How to Cite

DE ALMEIDA MONTEIRO, Jardel; COSTA DIAS, Monique; RIBEIRO ATHIE, Geovanna; LISBOA MENDES, Julia; TERESINHA SILVA, Juliete. Relato da situação dos modos de ensino em cursos de medicina no estado de Goiás durante a pandemia. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 34–50, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i3.70329. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/70329. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Educação Médica e Tensões Educacionais