Modelagem matemática como metodologia para o ensino aprendizagem da matemática: revisão da literatura.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.51588Abstract
Este trabalho apresenta um levantamento, denominado “Estado da Arte”, onde evidencia os pontos centrais das dissertações e teses sobre Modelagem Matemática entre o período de 1998 a 2017. Para realizar a pesquisa, servimo-nos do Banco de Teses da CAPEs e constatamos setenta e oito trabalhos a partir do termo “Modelagem Matemática” filtrados na área de conhecimento “Educação”, sobre os quais foram realizadas análises mediante suas informações. A característica predominante da pesquisa foi qualitativa e os procedimentos de coleta e análise se aproximam de aspectos da análise de conteúdo. A condução desse estudo foi norteada pela seguinte questão: Quais são os objetivos das obras e o que dizem os resultados das dissertações e teses sobre o uso da Modelagem Matemática como metodologia para o ensino aprendizagem? Buscando responder a esse questionamento, ao decorrer do artigo, discutimos as diferentes abordagens existentes acerca do assunto. Verificou-se que os cenários de aplicação dessa metodologia contemplam a Educação Básica, Educação Tecnológica e Educação Superior. A modelagem matemática é uma alternativa para o processo de ensino-aprendizagem, com vários pontos benéficos e também desafios.
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