DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA NA ESCOLA: Posicionamentos de professoras e professores do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.46785Keywords:
Diversidade sexual, Homofobia, EscolaAbstract
No campo da educação a discussão sobre as sexualidades, desde as primeiras décadas do século passado, é marcada por avanços e retrocessos nas políticas educacionais. No entanto, as inquietações advindas da pressão social sobre as questões das sexualidades não fogem ao cotidiano escolar, tanto é que recentemente figurou neste cenário o debate sobre a inclusão ou exclusão dos termos diversidade sexual e identidade de gênero no Plano Nacional de Educação e nos Planos Estaduais e Municipais de Educação (CNTE, 2015). Este texto é oriundo de uma pesquisa realizada com 208 docentes do ensino básico da rede pública na cidade de Pelotas/RS e objetiva a reflexão sobre a diversidade sexual na escola, a homofobia declarada ou velada, porém presente nesse ambiente. A repressão das manifestações de homoafetividade, as atitudes ou inoperância, as falas, silenciamentos e/ou indiferenças quanto às questões referentes à diversidade sexual, remete-nos a questionar o papel da/do docente e de sua intensa participação no processo de constituição dos sujeitos/educandos e, por conseguinte, no processo de construção das identidades sociais e transformações na sociedade. As conclusões apontam para a necessidade de inclusão dessas temáticas nas grades curriculares das universidades nos cursos de formação de professores e nos programas de formação continuada docente para a garantia de práticas educativas a favor da igualdade de direitos e da não discriminação por orientação sexual e/ou identidade de gênero na escola.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.