MULHER, MATÉRIA ANIMAL E IN-DIFERENÇA

Authors

  • Andreia C Marin Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Eduardo Silveira Instituto Federal de Santa Catarina
  • Stheffany C Martins

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.45207

Abstract

O tema é a superação das determinações e das dualidades que justificam o discurso sobre as diferenças. Com esse objetivo, citamos a ideia de indiferença, no lugar de identificação, na oposição à diferença, conforme estudos antropológicos. Falamos sobre as tramas que servem de sustentação a um discurso de separação entre natureza e cultura e de submissão do animal e da mulher, destacando o corpo produtor nas imagens da artista plástica cubana Ana Mendieta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andreia C Marin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Grad.Biologia/USP, Filosofia/UFPR. Dra.Ecologia/UFSCar
Uberaba/M

Eduardo Silveira, Instituto Federal de Santa Catarina

Grad.Biologia/UFPR. Dr.Educação/UFSC

Florianópolis/SC

References

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. 1. Fatos e Mitos. 4ª ed. Difusão Europeia do Livro, Paris: Gallimard, 1970.

CANCELAS, Carla R. (2014). ExancillanatusEsclavitudfemenina y reproducción biológica.Asparkía, v.25, pp. 232-237.

CIDRE, Elza Rodríguez. (2014). Mujeres, animales y sacrificioen Bacantes de Eurípides. Asparkía, v.25, pp. 19-32.

CORTÁZAR, Júlio. História de cronópios e de famas. Trad. Gloria Rodriguez. 5ª.ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1994.

DEBERT, Guita G.; ALMEIDA, Heloisa B. Entrevista com SherryOrtner. Cadernos Pagu, v.27, pp.427-447, julho-dezembro de 2006.

DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou. Trad. Fábio Landa. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

DESCOLAS, Philippe. As lanças do crepúsculo: relações Jivaro na Alta Amazônia. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac &Naify, 2006.

DESCOLAS, Philippe. Estrutura ou sentimento: a relação com o animal na Amazônia. Mana, v.4, n.1, pp.23-45, 1998.

GARCIA, Loreley. Ecofeminismo: Múltiplas Versões. Revista Ártemis. Vol. 10, Jun 2009, p. 96?118.

GERSÃO, Teolinda. As árvores das palavras. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2004.

HEARTNEY, Eleanor. Rediscovering Ana Mendieta.Art in America. New York, v.92, pp,139-194, November, 2004.

HEIDEGGER, Martin.Os conceitos fundamentais da metafísica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

INGOLD, Tim. Humanity and Animality. In: Tim Ingold (ed.), Companion Encyclopedia of Anthropology. Londres: Routledge, 1994, pp. 14-32.

MENDIETA, Ana. Siluetas Series. Imagen de Yagul, 1973. Disponível em: http://www.sfmoma.org/explore/collection/artwork/9152, Acesso em 20 de junho de 2015.

________________. Untitled, Facial HairTransplants, 1972. Disponível em: http://collection.louisiana.dk/asset-viewer/untitled-facial-hair-transplants-performance-iowa/fgEBvPgAYsr13g, Acessado em 30 de janeiro de 2017.

________________. San Felipe, Fotografia de Ana Mendieta, 1973. Disponível em: http://filamentosmovimentos.blogspot.com.br/2007_07_01_archive.html, Acesso em 30 de janeiro de 2017.

________________. Feathers on a woman, 1972.Disponívelem: http://www.learn.columbia.edu/courses/fa/htm/fa_ck_mendieta_1.htm. Acesso em 20 de junho de 2015.

________________. Rape Scene, 1973. Disponível em: http://www.learn.columbia.edu/courses/fa/htm/fa_ck_mendieta_1.htm. Acesso em 20 de junho de 2015.

________________. ChickenPiece, 1972. Disponível em: http://www.alisonjacquesgallery.com/artists/47-ana-mendieta/works/9120/. Acesso em 20 de junho de 2015.

________________. Alma SiluetaenFuego. Silueta de Cenizas, 1975. Disponível em: http://www.alisonjacquesgallery.com/artists/47-ana-mendieta/works/9116/. Acesso em 20 de junho de 2015.

ORTNER, Sherry B. Está a mulher para o homem assim como a natureza para a cultura? In: ROSALDO, Michelle e LAMPHERE, Louise. A Mulher, a cultura, a sociedade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.

PATERNOSTRO, Silvana. Na terra de deuses e do homem. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1999.

PAULINO, Raquel. Escola de princesas recua no tempo e ensina meninas a ter ‘bons modos’. 2013.Disponível em: http://delas.ig.com.br/filhos/2013-09-04/escola-de-princesas-recua-no-tempo-e-ensina-meninas-a-ter-bons-modos.html, acessado em 30/01/3017.

PITROU, Perig. Uma antropologia além de natureza e cultura? Maná, v.21, n.1, pp. 181-194, 2015.

RAMINELLI, Ronald. Eva tupinambá. In: PRIORE, M. D. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015. 10. ed., 3ª reimp. 678 p.

SCHMIDT, Elisa. Ana Mendieta - Cenas sacrificais entre o humano e o animal. Revista Da Pesquisa, UDESC, Florianópolis/SC, n.7, pp.103-111, ago2009-jul 2010.

SCHNEIDER, Liane. Escritoras americanas de origem indígena: Que mulheres são essas? In:

SANTOS. Luísa Cristina dos. Literatura e Mulher: das linhas às entrelinhas. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2002. 1. ed., 200 p.

VALENTIM, Marco A. Extramundanidade e sobrenatureza: para uma crítica da antropologia filosófica. In: I Encontro de Fenomenologia: Fenômeno/Mundo, 2012. Disponível em: http://www.academia.edu/9064664/Extramundanidade_e_sobrenatureza, Acessado em 30/01/2017.

VELHO, G.; CASTRO, E. O conceito de cultura e o estudo de sociedades complexas: uma perspectiva antropológica. Artefato, ano 1, nº1, 1979. Disponível em: http://docslide.com.br/documents/conceito-de-cultura-em-sociedades-complexas.html, Acessado em 30 de janeiro de 2017.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes Cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Maná, v.2, n.2, pp.115-144, 1996.

Published

2017-08-11

How to Cite

MARIN, Andreia C; SILVEIRA, Eduardo; MARTINS, Stheffany C. MULHER, MATÉRIA ANIMAL E IN-DIFERENÇA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 01–21, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i2.45207. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/45207. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ: Educação, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.