GESTÃO ESCOLAR: MOTIVAÇÃO, ATITUDES E POSSIBILIDADES PARA MELHORAR RESULTADOS

Authors

  • Betina Waihrich Marim Teixeira Especialista em Gestão Escolar do IF Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos; Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar/RS).
  • Sílvia de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.44738

Keywords:

Gestão, Motivação, Professores.

Abstract

O gestor escolar deve ter uma boa liderança de comunicação, sabendo interagir com sua equipe de trabalho de modo equilibrado e positivo, valorizando o potencial de cada professor. A escola é uma organização que sempre precisou mostrar resultados em relação ao aprendizado dos alunos, porém nem sempre são positivos. Para evitar desperdícios de esforços e fazer com que os objetivos sejam atingidos ano após ano, sabe-se que é necessário a presença da equipe gestora e professores que atuem como líderes, motivadores, capazes de programar ações direcionadas para esse foco. Diante disso, o objetivo deste estudo é investigar quais as formas encontradas pelos gestores e sua equipe para promover a motivação dos professores em sala de aula. Para isso, foram realizadas entrevistas com professores e gestores de escolas do município de Júlio de Castilhos. Considera-se relevante este estudo, pois ser professor é uma das profissões que mais teve aumento de tarefas nós últimos tempos e a motivação está ligada diretamente com essa profissão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Betina Waihrich Marim Teixeira, Especialista em Gestão Escolar do IF Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos; Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar/RS).

Especialista em Gestão Escolar do IF Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos; Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar/RS).

Sílvia de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos.

References

ADAIR, J. Liderança e Motivação. 2. ed. São Paulo: Clio, 2010.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 10 mar.2014.

BOCK, A. M. B. (org). Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999

BZNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITH, E. (org). A motivação do aluno. Contribuições da psicologia contemporânea. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2009. p.9-36.

GOMES, J. F. A estrutura da inteligência e a criatividade. Rev. Portuguesa de Pedagogia. Coimbra: Casa do Castelo, 1975.

GUIMARÃES, S. E.R. Motivação intrínseca, extríncica e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, E. (Org). A motivação do aluno. Contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 37-57.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. Concepções e processo democráticos de gestão educacional. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010b.

______. Ação Integrada: Administração, Supervisão e Orientação Educacional. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MINAYO, M. C. (org). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2008.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto A legre: ARTMED, 2000.

ROSAR, M. F. F. A dialética entre concepção e a prática da "gestão democrática" no âmbito da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, Dezembro, 1992.

SAVIANI, D. A nova lei da educação - LDB: trajetória e limites. Campinas: autores associados, 1997.

VIEIRA, S. L. Educação Básica: política e gestão escolar. Líber livro, fortaleza, 2008.

_______. Gestão, avaliação e sucesso escolar: recortes da trajetória cearense. Estudos avançados. V.21, n.60

Published

2017-03-26

How to Cite

TEIXEIRA, Betina Waihrich Marim; SIQUEIRA, Sílvia de. GESTÃO ESCOLAR: MOTIVAÇÃO, ATITUDES E POSSIBILIDADES PARA MELHORAR RESULTADOS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 13, n. 1, p. 1–25, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i1.44738. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/44738. Acesso em: 3 feb. 2025.

Issue

Section

Artigos Livres