ANÁLISE DO DISCURSO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS.

Authors

  • Soraia Rodrigues Chaves Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.42359

Keywords:

Análise do Discurso. Discurso Político. Educação.

Abstract

ANÁLISE DO DISCURSO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS.

RESUMO     

A Análise proposta para este trabalho, refere-se ao modelo tridimensional de discurso: a análise da prática discursiva, do texto e da prática social. Uma flexão baseada nos pressupostos da Análise do Discurso, a cerca dos discursos da Secretária de Educação de Goiás Professora Doutora Raquel Alexandre Teixeira e os temas que compõem suas falas em entrevistas relacionadas a questões sociais e políticas onde a questão central é a Educação Pública. A Análise do Discurso no estudo da linguística crítica e a análise da linguagem na percepção das mudanças sociais e na ideologia poderá nos fazer compreender os motivos pelos quais sua defesa pela qualidade da escola pública apresente algumas contradições, conflitos ideológicos, pressupostos Neo Liberais e pode se contrapor a um outro conceito de qualidade necessária para se construir uma outra  sociedade mais consciente e crítica. O nosso corpus de trabalho está composto pelas falas da Professora Raquel Teixeira em entrevistas recentes na mídia regional sobre educação e gestão da escola pública, o nosso objeto de análise é o seu discurso político, te. A análise do discurso é o nosso fundamento metodológico. De linha Francesa tendo como bases principais o Discurso e Mudança Social de Norman Fairclouch, também em Stephen J. Ball, cuja base reflete a (Performatividade), Privatização e o Pós Estado do Bem Estar- Social), também alinhava a base temática( A Reforma do Estado dos anos 90 e Mecanismos de Controle), de Luiz Carlos Bresser Pereira .Nossa pretensão nesse artigo é levantarmos alguns pontos de reflexão no discurso político, que nos possibilite contribuir com o debate das mudanças sociais, encontrando na prática social da Secretária de Educação de Goiás Professora Raquel Teixeira a lógica racional que norteia seu discurso. Nesse sentido, esperamos que novos elementos possam ser evidenciados à luz da Análise do Discurso e Mudança Social de Fairclouch e com o método da linguística crítica(Fowler et al, 1979; Kress e Hodge) des-cobrir  identidade do sujeito, as relações sociais e os sistemas de conhecimento e poder.

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Author Biography

Soraia Rodrigues Chaves, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Departamento de Pedagogia

References

BALL,S.J. Educação Global S.A. Nova redes políticas e o imaginário neoliberal.

BRESSER, PereiraA Reforma do Estado Dos Anos 90: Lógica E Mecanismos De Controle. Lua Nova, Nº 45 – 1998.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social

BRESSER, Pereira, Luiz Carlos. Democracia, Estado E Reforma Gerencial. São Paulo. 2010.

BALL, S.J Performatividade, Privatização E o Estado Do bem Estar Social. Educ.soc, Campinas, vol.25 n.25, 2004.

Published

2017-03-24

How to Cite

CHAVES, Soraia Rodrigues. ANÁLISE DO DISCURSO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 13, n. 1, p. 1–11, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i1.42359. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/42359. Acesso em: 9 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Livres