ANÁLISE DO DISCURSO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v13i1.42359Keywords:
Análise do Discurso. Discurso Político. Educação.Abstract
ANÁLISE DO DISCURSO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS.
RESUMO
A Análise proposta para este trabalho, refere-se ao modelo tridimensional de discurso: a análise da prática discursiva, do texto e da prática social. Uma flexão baseada nos pressupostos da Análise do Discurso, a cerca dos discursos da Secretária de Educação de Goiás Professora Doutora Raquel Alexandre Teixeira e os temas que compõem suas falas em entrevistas relacionadas a questões sociais e políticas onde a questão central é a Educação Pública. A Análise do Discurso no estudo da linguística crítica e a análise da linguagem na percepção das mudanças sociais e na ideologia poderá nos fazer compreender os motivos pelos quais sua defesa pela qualidade da escola pública apresente algumas contradições, conflitos ideológicos, pressupostos Neo Liberais e pode se contrapor a um outro conceito de qualidade necessária para se construir uma outra sociedade mais consciente e crítica. O nosso corpus de trabalho está composto pelas falas da Professora Raquel Teixeira em entrevistas recentes na mídia regional sobre educação e gestão da escola pública, o nosso objeto de análise é o seu discurso político, te. A análise do discurso é o nosso fundamento metodológico. De linha Francesa tendo como bases principais o Discurso e Mudança Social de Norman Fairclouch, também em Stephen J. Ball, cuja base reflete a (Performatividade), Privatização e o Pós Estado do Bem Estar- Social), também alinhava a base temática( A Reforma do Estado dos anos 90 e Mecanismos de Controle), de Luiz Carlos Bresser Pereira .Nossa pretensão nesse artigo é levantarmos alguns pontos de reflexão no discurso político, que nos possibilite contribuir com o debate das mudanças sociais, encontrando na prática social da Secretária de Educação de Goiás Professora Raquel Teixeira a lógica racional que norteia seu discurso. Nesse sentido, esperamos que novos elementos possam ser evidenciados à luz da Análise do Discurso e Mudança Social de Fairclouch e com o método da linguística crítica(Fowler et al, 1979; Kress e Hodge) des-cobrir identidade do sujeito, as relações sociais e os sistemas de conhecimento e poder.
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References
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