FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORAS

Authors

  • Adrinelly Lemes Nogueira Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores oferecido pela Universidade Federal de Goiás Campus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.38073

Abstract

Tendo como objetivo identificar como ocorre a formação continuada das professoras da Educação Infantil da rede municipal de Ituiutaba-MG, bem como discutir o que pensam sobre a formação que recebem, foi realizada uma pesquisa de campo, dentro da abordagem qualitativa, em seis escolas da rede municipal de Ituiutaba-MG. Buscou-se, por meio de uma entrevista semi-estruturada com seis educadoras infantis, entender os processos formativos vivenciados por essas profissionais com ênfase na formação continuada e quais são os seus reflexos na prática pedagógica que desenvolvem em seu cotidiano. Elegemos como referencial teórico a perspectiva Histórico-cultural de Vygotsky, por acreditarmos que ela contribui para que o trabalho do professor seja pensado enquanto uma atividade e não apenas uma ação e que a proposta de formação realizada deve ter significado para o professor, pois quando ele a busca por motivos próprios, aprenderá com significado os conhecimentos ali construídos e terá mais possibilidade de transformar suas práticas. Os dados coletados na pesquisa nos permitiram apontar questões relacionadas ao processo de formação continuada vivenciado pelas educadoras infantis: 1) os conteúdos discutidos nesta não correspondem às dificuldades que vivenciam em seu dia-a-dia; 2) consideram-na como uma possibilidade efetiva de novas aprendizagens, momento em que tiram suas dúvidas, discutem problemas, aprendem a lidar com as novas tecnologias; 3) o horário em que os cursos são oferecidos e ao fato de, muitas vezes, os mesmos não serem condizentes com a realidade profissional vivenciada por elas contribui para que as descrevam como atividades pontuais e descontextualizadas; 4) estas devem ser realizadas por profissionais que conhecem a realidade da escola e por meio de modelos de metodologias que possam ser utilizados por elas em sua sala de aula; 5) não atribuem sentido a esses cursos considerados por elas como aligeirados e que se utilizam somente de conteúdos teóricos. A partir do exposto, percebemos que novas alternativas de formação precisam ser empregadas ao invés de serem apenas imposições das secretarias e dos demais órgãos governamentais e entidades voltadas para a educação. É preciso que ao professor seja dada voz no seu processo de formação

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVARADO PRADA, Luis Eduardo. Dever e direito à formação continuada de professores, Uberaba-MG, 2007. Disponível em: <http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/257>. Acesso em: 01 fev. 2013.

BASTOS, Josane Aparecida Quintão Romero. O mal-estar docente, o adoecimento e as condições de trabalho no exercício do magistério, no ensino fundamental de Betim-MG, Belo Horizonte. 2009. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_BastosJA_1.pdf.> Acesso em: 01 fev. 2013.

CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, 2013, 16 (2), Universidade do Minho, Braga/Portugal: pp.221-236.

FREITAS, Cinara Aline de. et al. Pesquisa e formação continuada de professores: aproximações teórico-metodológicas. Uberaba-MG, 2005. Disponível em: .Acesso em: 01 fev. 2013.

GIMENES, Oliria Mendes; LONGAREZI Andréa Maturano. As políticas públicas de formação continuada de pro¬fessores do município de Uberlândia: um olhar a partir da perspectiva histórico-cultural. Uberlândia-MG, 2011. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0432.pdf. Acesso em: 01 fev. 2013.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PEDRO Luciana Guimarães; PERINI, Jacqueline Faria. Teoria da atividade e formação de professores: algumas aproximações. Uberlândia-MG. Em Re-Vista, v.18, n.2, p.389-400, jul./dez. 2011.

MAY, Tim. Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

OLIVEIRA, Valéria de Freitas. A escola, espaço coletivo de formação continuada de professores em serviço: limites e possibilidades, Uberaba-MG, 2006. Disponível em: http://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000106231.pdf. Acesso em: 01 fev. 2013

Published

2015-12-30

How to Cite

NOGUEIRA, Adrinelly Lemes. FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORAS. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i2.38073. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/38073. Acesso em: 14 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Livres