A HORA DE LER: PARADA MAIS QUE LEGAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37167Abstract
Este artigo relata o desenvolvimento de uma ação realizada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, sobre práticas de letramento literário. A leitura é importante para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, portanto é preciso incentivar os alunos e mediar práticas de leitura literária. Partindo dessas considerações, entende-se que é necessário criar estratégias de mediação literária para os alunos, dando condições de vivenciarem momentos descontraídos por meio da leitura. Com essa intencionalidade, decidimos desenvolver uma ação que denominamos de Parada Literária. Essa ação permitiu ampliar as discussões sobre literatura, a partir do planejamento e execução de uma dinâmica diferenciada, e propiciar aos alunos e funcionários da escola parceira o contato com diferentes obras literárias. Pensando em como chamar atenção dos alunos, decidimos propor um momento de leitura em que os mesmos e os demais participantes sentissem a vontade na escolha dos livros e que nada fosse cobrado ou avaliado. Foram selecionados em torno de 600 livros e criado um ambiente agradável na escola: organizamos e distribuímos os livros nos varais (no pátio interno e nas árvores em frente da escola), caixas coloridas e mesas espalhadas pelo pátio da instituição. Para chamar a atenção dos alunos para momento literário fomos à sala de aula, tocando (bandinha) e cantando uma paródia para sinalizar e motiva-los para a hora da Parada Literária. Depois que todos estavam presentes usamos músicas instrumentais (clássicos para criança) para tornar o ambiente mais agradável. Os resultados foram satisfatórios em relação ao desenvolvimento da ação, pois levamos os alunos a perceberem que, para além da leitura por obrigação, está presente a leitura “descompromissada” e por prazer.
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