O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IF GOIANO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37138Keywords:
formação de Professores, PIBID, políticas PúblicasAbstract
A presente discussão focaliza o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no processo formativo de professores do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, Goiano (IF Goiano). Faz parte de uma investigação que se encontra em andamento, a qual objetiva investigar os contributos do PIBID para a aprendizagem da docência. No presente texto serão analisadas as componentes pedagógicas vinculadas à aprendizagem da docência, sinalizadas nos documentos oficiais do Ministério de Educação sobre o PIBID, e apresentado a sua evolução na esfera nacional e no contexto do IF Goiano. Para tanto, optou-se pela análise da Portaria nº 260/2010 e nº 096/2013 em função dos propósitos da investigação, salientando que na investigação ainda se confrontarão os dados da documentação analisada com as representações que professores e formandos possuem sobre o desenvolvimento do programa. O PIBID é um programa vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Diretoria de Educação Básica (DEB). Os resultados até então obtidos sinalizam a expressiva expansão do programa no Brasil que se iniciou em 2009 com 3088 bolsistas e, em 2014, amplia para mais de 90 mil bolsistas (licenciandos, professores supervisores da educação básica e coordenadores das IES). Quanto ao IF Goiano, atualmente há 261 bolsistas de Iniciação a docência das licenciaturas de Matemática, Pedagogia, Química e Biologia. Os documentos analisados sinalizam a dimensão do PIBID como política pública vinculada à formação de professores no Brasil, com demasiado alcance de valorização de professores em formação e melhoria deste processo, o que permite afirmar que o Brasil caminha para a consolidação de uma política nacional de formação de professores. Entretanto, os primeiros ruídos de redução de bolsas já se fizeram sentir em 2015, o que sinaliza que é preciso luta, mobilização coletiva para que o PIBID não se fragilize ou se acabe, ao contrário, se mantenha, se aperfeiçoe e se estenda a todos os licenciandos em formação.
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