DESEMPENHO ESCOLAR EM ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE CAPOEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v12i2.36107Keywords:
Capoeira, desempenho escolar, adolescentes.Abstract
As lutas são consideradas instrumento de relevância física, emocional e intelectual, contribuindo diretamente no desenvolvimento global do aluno. Neste contexto a Capoeira destaca-se nos aspectos psicológicos e cognitivos, desenvolvendo a atenção, percepção, criatividade, persistência, iniciativa, autocontrole e confiança. O desempenho escolar é alvo de discussão entre os pesquisadores da área da educação, inclusive da Educação Física. Não é intenção deste estudo se valer destas discussões e posicionamentos acerca de avaliação e desempenho escolar, desta forma, em um contexto específico entendemos o desempenho escolar como os resultados de médias e frequência das disciplinas cursadas. O objetivo dessa pesquisa é comparar o desempenho escolar em escolares praticantes e não praticantes de Capoeira. A amostra foi constituída por 24 alunos, com idade entre 14 e 15 anos de ambos os sexos, divididos em três grupos (A, B, C) com oito sujeitos. O grupo A foi composto por crianças que praticavam Capoeira no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o grupo B por crianças que praticavam Capoeira em grupo particular e o grupo C foi o grupo controle, ou seja, não praticavam Capoeira. O desempenho escolar foi obtido através das médias globais das notas e frequências às aulas do 1°e 2° bimestre. As analises de dados foram realizadas através, Software IBM SPSS versão 20.0, sendo efetuado o teste de Shapiro-Wilk para a normalidade dos dados, e para comparação entre os grupos foi realizado uma ANOVA one way. Foi adotado o índice de significância p<0,05. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos para as médias globais (p = 0,91) e para as faltas (p = 0,54). Estudos demonstraram o melhor desempenho escolar em alunos praticantes de esportes quando comparados aos não praticantes, fato este não comprovado nesta pesquisa, sugerindo aos mestres de Capoeira a repensarem sua práxis, pois esta, é apontada capaz de desenvolver uma série de processos cognitivos, emocionais, afetivos e motores, benefícios estes que poderiam refletir positivamente no desempenho escolar.
Downloads
References
ALMEIDA, R. C. A. Bimba: perfil do mestre. Centro Editorial e Didático da UFBA Salvador - Bahia -1982.
ARAUJO, S.; COHEN, D.; HAYES, L. Six Weeks of Core Stability Training Improves Landing Kinetics Among Female Capoeira Athletes: A Pilot Study. Journal of Human Kinetics. v.45, n.1, p. 27-37, 2015.
AREIAS, Almir das. O que é capoeira. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.
AREIAS, A. O que é capoeira. 4. Ed. São Paulo: Ed. da Tribo, 1983.
BASSANI, J. J.; TORRI, D.; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambiguidades. Movimento. v.9, n.2, p. 89-112, 2003.
CAPELLINI, S. A.; TONELLOTO, J. M. F.; CIASCA, S. M. Medidas de desempenho escolar: Avaliação formal e opinião de professores. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, v. 21, n. 2, p. 79-90, 2004.
CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. 4. Ed. Rio de Janeiro: Recorde, 1998.
CAPOEIRA, N. Galo já cantou. Rio de Janeiro: Arte Hoje, 1985.
CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v.1, n. 28, p. 77-95, 2005.
CORDEIRO, Y. Reflexões de Alguns Pontos Críticos da Prática da Capoeira na Escola. Disponível em: www.geocities.com/colosseum/field/3170/yara. 02. htm acessado em: 07/04/2003.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: Implicações para a pratica pedagógica. 2ª Edição, Ed. Guanabara Koogan, 2011.
FERREIRA, H. S. As lutas na educação física escolar. Revista da Educação Física. v.135, n.1, p. 36-44, 2006.
FRIGÉRIO, A. Capoeira: de arte negra a esporte branco. Revista Brasileira de Ciências Socias. v.4, n.10, 1989.
LANÇANOVA, J. Lutas na educação física escolar: alternativas pedagógicas, 2006. Disponível em: http://lutasescolar.vilabol.uol.com.br/index.html, acessado em: 28/08/2013.
LEMES, S. O.; FISBERG, M.; ROCHA, G. M.; FERRINI, L. G.; MARTINS, G.; ATAKA, M. A. Stress Infantil e Desempenho Escolar – Avaliação de Crianças de 1ª a 4ª Série, de Uma Escola Publica do Município de São Paulo. Revista Estudos de Psicologia. v. 20, n. 1, p. 5-14, 2003.
OLIVEIRA, J. L. A capoeira angola na Bahia. Salvador: EGBA; Fundação das Artes, 1989.
PASTINHA, Mestre. Capoeira angola. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia. 1988.
REGO, W. Capoeira angola: ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Itapuã, 1968.
SIQUEIRA, L. G. G. Motivação para aprendizagem escolar e estilos de pensar e criar. Educação Temática Digital. v.10, n. 1, p. 124-146, 2009.
SETÚBAL, M. A. Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v.91, n.228, p. 345-366, 2010.
SIMÕES, J. F.; CARNIELLI, B. L. A importância da leitura para o desenvolvimento escolar das aulas do ensino fundamental, Revista de Educação PUC-Campinas. v.1, n. 13, p. 51-63, 2002.
WECHESLER, S. M. Criatividade de desempenho escolar: uma síntese necessária. Linhas Críticas. v.8, n.15, p. 179-188, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.