MUNDIALIZAÇÃO FINANCEIRA E EDUCAÇÃO: OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO ENSINO SUPERIOR, O CASO DO BRASIL E CHILE [doi] 10.5216/rir.v11i2.34092
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i2.34092Keywords:
Políticas, Neoliberalismo, Educação, Ensino Superior.Abstract
O presente trabalho trata de apresentar uma análise teórica sobre os impactos que as políticas neoliberais direcionadas para educação, causaram nas instituições de Ensino Superior no Brasil e no Chile. A escolha por estes países deve-se ao fato de que, o primeiro passou por duas fases de mudanças de políticas governamentais (governo FHC 1994-2002 e governo Lula 2003-2010) que implementaram de modo diferente as políticas educacionais nesse período, uma vez que, no governo FHC, as políticas neoliberais tinha um cunho mais ortodoxo se comparado ao governo Lula. O Chile, por outro lado, foi o precursor das políticas neoliberais implementadas na América-Latina, e mesmo com a crise do Estado neoliberal, ainda se caracteriza por ser um dos países se apresenta como fortes rasgos neoliberais. Este estudo parte da análise dos documentos que foram feitos após o Consenso de Washington, responsáveis pelas normas pelas quais os países latino-americanos deveriam obedecer. Nesse sentido, também será analisado o papel dos organismos internacionais, como o Banco Mundial, na intervenção do direcionamento que os países, neste caso, Brasil e Chile, deveriam dar à educação.
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