O MAPA CONCEITUAL NO ENSINO DE ÓPTICA DA VISÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.26855Keywords:
mapa conceitual, ensino de Física, avaliaçãoAbstract
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação no ensino de Física. A atividade foi aplicada a onze alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Jataí, Goiás. Cada aluno construiu individualmente um mapa conceitual sobre os conceitos de óptica da visão, e, posteriormente, elaborou-se um mapa coletivo da turma sobre o mesmo conteúdo. Os resultados desta atividade mostraram que a utilização de mapas conceituais pode se constituir em uma boa estratégia para o ensino de óptica da visão. Embora contendo alguns problemas, os mapas conceituais dos alunos apresentaram algumas conexões cientificamente corretas entre os conceitos pré-definidos. A análise dos mapas permitiu também a verificação de problemas de aprendizagem, que possivelmente não seriam observadas em avaliações contendo questões tradicionais. Como conclusão, constatamos que a atividade de construção de mapas conceituais propiciou um ambiente favorável à aprendizagem significativa, favorecendo a mudança de postura dos alunos, que passaram de uma atitude passiva para protagonistas da aula. Constatamos também que há a necessidade de se destinar um maior tempo para os alunos construírem seus mapas conceituais e discuti-los com os colegas, e, principalmente, que é fundamental que o professor elabore seu mapa conceitual antes da atividade com os alunos. Este mapa, além de servir como um guia para a atividade, propiciaria também um momento de reflexão prévia, por parte do professor, sobre o conteúdo a ser trabalhado.Downloads
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