AS MÍDIAS NO CONTEXTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

  • Cícera Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Marly Hatje

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v2i15.26214

Keywords:

Educação Física, Mídias, Educação, Escola

Abstract

O objetivo do presente trabalho é analisar a relação dos professores de Educação Física (EF), da Rede Estadual cidade de Santa Maria – RS, com as mídias no contexto pessoal e profissional. Vários estudos relacionam o acesso e consumo das mídias pelos professores, aos usos das mesmas com fins educacionais. Nessa perspectiva, entendemos como necessário para estabelecer a relação entre as mídias, a escola e a disciplina de EF conhecer o perfil dos professores que estão nas escolas, analisando o que eles consomem e usam de mídias, o que entendem por mídias na educação (EF), mídias na formação, etc. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa descritivo-exploratória, através de questionários com perguntas abertas e fechadas relacionados ao acesso e consumo de mídias no cotidiano dentro e fora da escola. A partir da análise dos resultados concluímos que os professores pesquisados entendem as mídias como necessárias para o ensino de qualidade, buscando a integração das mesmas no contexto da disciplina, no entanto, encontram dificuldades em como fazer essa mediação, principalmente porque não tiveram presente em suas formações iniciais a temática mídia e educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cícera Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Curso de Educação Física. Universidade Federal de Santa Maria

References

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Polêmicas do nosso tempo. 2ª Edição. Campinas: Autores Associados, 2005.

BETTI, M. Educação Física Escolar: Ensino e Pesquisa-ação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. (coleção educação física).

BIANCHI, P. Relato de Experiência em Mídia-Educação (Física) com Professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. In: Pesquisa em Educação Física e Mídia: contribuições do LaboMídia/UFSC. s/d.

BIANCHI, P. Formação em mídia-educação (física): ações colaborativas na rede municipal de Florianópolis – Santa Catarina. Florianópolis: Dissertação: PPGEF/UFSC, 2009.

DINIZ, I, K, S.; RODRIGUES, H, A.; DARIDO, S, C. Os usos da mídia em aulas de Educação Física escolar: possibilidades e dificuldades. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 03, p. 183-202, jul/set de 2012.

FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. INTERFACES DA DOCÊNCIA (DES) CONECTADA: Usos das mídias e consumos culturais de professores. Anais 33ª União Anual da Anped. 2010. .

GIL, A, C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas – SP. Papirus, 2007.

KUNZ, E. Se – Movimentar. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2008. p. 383-386.

PIRES, G. D. L. Educação Física e o Discurso Midiático: abordagem critico-emancipatória. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. (Coleção Educação Física).

RICHARDSON, R, Jarry (et al). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2011.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. – 21. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.

UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004.

HATJE, M.; RODRIGUES, M. V.; CASAROTTO, V.; FRIZZO, L.; SICHONANY, L. A presença das mídias (tics) na formação inicial em Educação Física no Rio Grande do Sul – Brasil. PRAXIA. Revista online de Educação Física da UEG. 2013.

RABAÇA, C. A, BARBOSA, G. Dicionário da Comunicação. São Paulo: Ática, 1987.

SMANIOTTO, M, C. Jornal impresso X Jornal online: As diferenças e semelhanças do desenho de comunicação visual. Anais VI SEPesq, 2011. Disponível em: < http://www.uniritter.edu.br/eventos/sepesq/vi_sepesq/arquivosPDF/27958/2341/com_identificacao/sepesq_artigointerfacedigitais.pdf> Acesso em 10 de junho de 2013.

SOUZA, C. A.; VEIGA, C. G.; HATJE, M. Educação Física como Temática de Produção de Conhecimento em Periódicos Nacionais. Anais VI. Conbrace – Sul. 2012.

Published

2013-12-20

How to Cite

SOUZA, Cícera; HATJE, Marly. AS MÍDIAS NO CONTEXTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 9, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rir.v2i15.26214. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/26214. Acesso em: 3 feb. 2025.

Issue

Section

Artigos Livres